Pri­o­ri­da­de ab­so­lu­ta à pri­mei­ra in­fân­cia

Jornal de Angola - - POLÍTICA - KÁTIA RAMOS AMILDA TIBERIA |

e

A ex­pan­são dos ser­vi­ços e cui­da­dos da pri­mei­ra in­fân­cia foi re­co­nhe­ci­da, em Lu­an­da, pe­lo mi­nis­tro da As­sis­tên­cia e Rein­ser­ção So­ci­al. Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba fa­lou num se­mi­ná­rio de for­ma­ção de for­ma­do­res na­ci­o­nais pa­ra a edu­ca­ção da pri­mei­ra in­fân­cia e re­fe­riu que o ob­jec­ti­vo é que ca­da pro­vín­cia se­ja ca­paz de as­se­gu­rar a for­ma­ção dos seus edu­ca­do­res e vi­gi­lan­tes de in­fân­cia e fis­ca­li­zar o fun­ci­o­na­men­to das ins­ti­tui­ções de aten­di­men­to do MINARS.

“Pa­ra que os fru­tos des­te tra­ba­lho se­jam re­co­nhe­ci­dos é ne­ces­sá­rio que as áre­as com­pe­ten­tes das di­rec­ções pro­vin­ci­ais da As­sis­tên­cia e Rein­ser­ção So­ci­al se­jam tec­ni­ca­men­te or­ga­ni­za­das pa­ra ori­en­tar, da me­lhor for­ma, os pro­mo­to­res e res­pon­sá­veis pa­ra o au­men­to des­tes equi­pa­men­tos”, fri­sou.

Pa­ra o mi­nis­tro, o país pre­ci­sa de ges­to­res que as­se­gu­rem a for­ma­ção do me­nor num am­bi­en­te on­de es­te­jam pro­te­gi­dos e be­ne­fi­ci­em de um pro­ces­so de apren­di­za­gem e es­ti­mu­la­ção, ca­paz de in­flu­en­ci­ar a cons­tru­ção da sua per­so­na­li­da­de e in­te­gra­ção no sis­te­ma de en­si­no pri­má­rio. A for­ma­ção, a sé­ti­ma do gé­ne­ro, con­tou com 50 ges­to­res de Cen­tros In­fan­tis das pro­vín­ci­as. Se­bas­tião Mu­on­do, di­rec­tor na­ci­o­nal da Cri­an­ça, dis­se que o ob­jec­ti­vo é au­men­tar os co­nhe­ci­men­tos e ha­bi­li­da­des es­pe­ci­fi­cas nas áre­as de ad­mi­nis­tra­ção fun­ci­o­nal, pe­da­gó­gi­ca e cui­da­dos de pri­mei­ra in­fân­cia. “Pre­ten­de-se que a ges­tão dos cen­tros in­fan­tis cor­res­pon­da às ex­pec­ta­ti­vas prin­ci­pais e cum­pra com os prin­cí­pi­os da de­fe­sa, pro­tec­ção e pro­mo­ção do de­sen­vol­vi­men­to in­te­gral da cri­an­ça des­de a pri­mei­ra in­fân­cia”, dis­se o di­rec­tor. Mi­nis­tro Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba abriu se­mi­ná­rio de for­ma­ção da pri­mei­ra in­fân­cia

JO­SÉ SO­A­RES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.