Che­fe de Es­ta­do Xi Jin­ping re­for­ça De­fe­sa e Se­gu­ran­ça

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Pre­si­den­te chi­nês, Xi Jin­ping, lí­der do Par­ti­do Co­mu­nis­ta e che­fe su­pre­mo das For­ças Ar­ma­das, anun­ci­ou na sex­ta-fei­ra o re­for­ço das po­lí­ti­cas na área eco­nó­mi­ca, de de­fe­sa e se­gu­ran­ça e re­la­ções in­ter­na­ci­o­nal, após o en­con­tro anu­al do co­mi­té cen­tral do PCC.

Os tra­ba­lhos do Par­ti­do Co­mu­nis­ta Chi­nês (PCC), que du­ran­te qua­tro di­as apre­ci­ou, à por­ta fe­cha­da, a si­tu­a­ção ge­ral do país, apro­vou uma mo­ção de apoio on­de pe­diu aos seus 88 mi­lhões de mem­bros que “se unam es­trei­ta­men­te em tor­no do co­mi­té cen­tral do PCC, com o ca­ma­ra­da Xi Jin­ping, ocu­pan­do um pa­pel cen­tral na no­va re­a­li­da­de mun­di­al”.

O en­con­tro reu­niu qua­se 400 al­tos di­ri­gen­tes do co­mi­té cen­tral, um ór­gão que ac­tua co­mo uma es­pé­cie de Par­la­men­to den­tro do par­ti­do e que se reú­ne to­dos os anos pa­ra tra­tar, en­tre ou­tros te­mas, da dis­ci­pli­na in­ter­na e da lu­ta con­tra a cor­rup­ção no país.

Xi Jin­ping fi­cou com a sua au­to­ri­da­de re­for­ça­da, em­bo­ra des­de a mor­te de Mao Tsé-Tung, fun­da­dor do PCC, o po­der se­ja exer­ci­do de ma­nei­ra co­le­gi­al. A cam­pa­nha do Pre­si­den­te Xi Jin­ping, con­tra a cor­rup­ção le­vou à que­da de al­guns lí­de­res que até ago­ra pa­re­ci­am in­to­cá­veis, co­mo Zhou Yong­kang, o ex-che­fe dos ser­vi­ços de se­gu­ran­ça, e re­pre­sen­ta uma ad­ver­tên­cia pa­ra as hi­e­rar­qui­as in­fe­ri­o­res.Des­de 2013, mais de um mi­lhão de mem­bros do par­ti­do fo­ram pu­ni­dos por cor­rup­ção, anun­ci­ou a co­mis­são cen­tral de dis­ci­pli­na do PCC.

As ten­ta­ti­vas do lí­der chi­nês de re­for­mar em­pre­sas es­ta­tais, que con­tro­lam sec­to­res da eco­no­mia pou­co ren­tá­veis, fo­ram tra­va­das pe­la re­sis­tên­cia de di­ri­gen­tes, que que­rem con­ser­var os in­te­res­ses. “Os lí­de­res de al­to es­ca­lão, so­bre­tu­do os das mais al­tas es­fe­ras do po­der, pre­ci­sam de dar o exem­plo”, diz a no­ta.

AFP

Pre­si­den­te Xi Jin­ping pe­de bo­as prá­ti­cas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.