Chu­vas tor­ren­ci­ais pro­vo­cam mor­tes

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - ESTÁCIO CAMASSETE |

As chu­vas que caí­ram de 1 de Se­tem­bro a 20 de Ou­tu­bro do cor­ren­te ano, acom­pa­nha­das por des­car­gas eléc­tri­cas e for­tes ventos, pro­vo­ca­ram, na pro­vín­cia do Huambo, 19 mor­tes e fe­ri­men­to a 31 pes­so­as, in­for­mou on­tem o por­ta-voz dos Ser­vi­ços de Pro­tec­ção Ci­vil e Bom­bei­ros, Fran­cis­co Muhe­pa, que ba­lan­ce­a­va as ocor­rên­ci­as re­gis­ta­das em qua­se dois me­ses de chu­va na pro­vín­cia.

No pe­río­do em re­fe­rên­cia, as chu­vas des­truí­ram 270 re­si­dên­ci­as, oi­to igre­jas e três es­co­las e cau­sa­ram tam­bém a mor­te de dez ca­be­ças de ga­do bo­vi­no, dei­xan­do mui­tas famílias sem tec­to e ha­ve­res, bem co­mo mui­tos alu­nos sem au­las.

Os mu­ni­cí­pi­os mais afec­ta­dos, de acor­do com a fon­te, fo­ram a Caá­la, Bai­lun­do, Mun­go,Lon­gond­jo, Lon­duim­ba­li, Tchi­ca­la Tch­lohan­ga e Cat­chiun­go.

Fran­cis­co Muhe­pa acon­se­lha a po­pu­la­ção pa­ra pau­tar pe­la apli­ca­ção de me­di­das pre­ven­ti­vas e a es­co­lher lu­ga­res cer­tos pa­ra a cons­tru­ção de re­si­dên­ci­as, evi­tan­do zo­nas de ris­cos, pa­ra se evi­tar mais mor­tes.

“As pes­so­as, an­tes de cons­truí­rem, de­vem ou­vir a ori­en­ta­ção dos téc­ni­cos da ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal e aca­tar os con­se­lhos dos Ser­vi­ços de Pro­tec­ção Ci­vil e Bom­bei­ros, pa­ra se evi­tar ou­tras con­sequên­ci­as no fu­tu­ro”, acon­se­lhou.

O es­pe­ci­a­lis­ta em ques­tões so­ci­ais, Agui­nal­do Jo­nas, de­fen­deu o re­for­ço das cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção nas co­mu­ni­da­des, en­quan­to se es­pe­ra pe­la co­lo­ca­ção de pá­ra-rai­os em to­dos os pon­tos da pro­vín­cia.

Agui­nal­do Jo­nas é de opi­nião que se de­ve co­lo­car pá­ra-rai­os nas ins­ti­tui­ções de mai­or con­cen­tra­ção de pes­so­as, co­mo é o ca­so de es­co­las, hos­pi­tais e mer­ca­dos, pa­ra se evi­tar es­te ti­po de si­tu­a­ções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.