Ca­miões re­ti­dos há du­as se­ma­nas na vi­la de Ca­te­te

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Vá­ri­os ca­miões es­tão re­ti­dos há mais de du­as se­ma­nas na vi­la de Ca­te­te, se­de do mu­ni­cí­pio de Ico­lo e Ben­go, de acor­do com a Po­lí­cia Na­ci­o­nal, por ex­ces­so de car­ga ou por não pos­suí­rem con­di­ções apro­pri­a­das pa­ra o trans­por­te de mer­ca­do­ri­as.

Os ca­miões, pro­ve­ni­en­tes das pro­vín­ci­as do Bié e Cu­an­za Sul, trans­por­tam car­vão por ex­ces­so e to­ros de ma­dei­ra de eu­ca­lip­to e ta­cu­la com mais de dez me­tros de com­pri­men­to. Além do ex­ces­so de car­ga, as au­to­ri­da­des re­ti­ve­ram os veí­cu­los tam­bém por fal­ta de do­cu­men­ta­ção a au­to­ri­zar o trans­por­te e co­mér­cio das mer­ca­do­ri­as, que de­ve ser emi­ti­da pe­lo Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to Flo­res­tal (IDF), uma ins­ti­tui­ção do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra.

Os mo­to­ris­tas Jus­ti­no Vas­co Gal­vi­no e Ma­ri­a­no João Pau­lo la­men­ta­ram a si­tu­a­ção e dis­se­ram pre­fe­rir que a Po­lí­cia pas­sas­se mul­tas ao in­vés de man­ter re­ti­dos os ca­miões. “Se nos fos­sem apli­ca­das mul­tas já es­ta­ría­mos li­vres pa­ra as pa­gar e pros­se­guir no nos­so des­ti­no”, dis­se Jus­ti­no Vas­co Gal­vi­no. No en­tan­to, ad­mi­ti­ram que a Po­lí­cia e os téc­ni­cos do IDF já os ti­nham acon­se­lha­do a me­lho­rar as con­di­ções de trans­por­te da car­ga e ad­ver­ti­ram pa­ra não in­frin­gi­rem o Có­di­go da Es­tra­da e a lei que re­gu­la o co­mér­cio da ma­dei­ra.

A re­ten­ção dos ca­miões é re­sul­ta­do do tra­ba­lho de pre­ven­ção da si­nis­tra­li­da­de ro­do­viá­ria, que es­tá a ser re­a­li­za­do pe­lo Co­man­do de Di­vi­são de Ico­lo e Ben­go da Po­lí­cia Na­ci­o­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.