Re­la­tó­rio de fa­lhas cau­sou des­con­for­to

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O re­la­tó­rio da Agên­cia Mun­di­al An­ti­do­pa­gem (AMA) que in­di­cou “fa­lhas lo­gís­ti­cas” nos con­tro­los an­ti­do­ping du­ran­te os Jo­gos Olím­pi­cos Rio’2016 cau­sou “des­con­for­to”, ad­mi­tiu sex­ta-fei­ra o pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção das Fe­de­ra­ções In­ter­na­ci­o­nais de Atle­tis­mo (IAAF).

“O que pos­so di­zer é que me con­gra­tu­lo com re­la­tó­ri­os co­mo es­te, às ve­zes a sua lei­tu­ra é des­con­for­tá­vel, mas é fun­da­men­tal que es­te ti­po de ob­ser­va­ções se­jam fei­tas”, afir­mou Se­bas­ti­an Coe, no Qa­tar, nu­ma reu­nião da As­so­ci­a­ção de Atle­tis­mo da Ásia.

Ape­sar de ter ad­mi­ti­do que ain­da não viu o re­la­tó­rio, di­vul­ga­do na quin­ta-fei­ra, Coe con­si­de­rou que a “in­te­li­gên­cia” de do­cu­men­tos des­te ti­po foi es­sen­ci­al pa­ra o atle­tis­mo apren­der a li­dar com ques­tões de doping. No Qa­tar, Se­bas­ti­an Coe re­ce­beu o apoio a pro­pos­tas de al­te­ra­ção aos re­gu­la­men­tos de doping que a IAAF de­ve­rá ana­li­sar em De­zem­bro.

Na quin­ta-fei­ra, a AMA pu­bli­cou um re­la­tó­rio que re­ve­lou a exis­tên­cia de “sé­ri­as fa­lhas lo­gís­ti­cas” e que afec­tou os con­tro­los an­ti­do­ping nos Jo­gos Olím­pi­cos do Rio.

O re­la­tó­rio, ela­bo­ra­do por um con­jun­to de ob­ser­va­do­res in­de­pen­den­tes en­vi­a­dos pe­la AMA ao Rio de Ja­nei­ro, a con­vi­te do Co­mi­té Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (COI), in­di­ca que, em al­guns ca­sos, atle­tas se­lec­ci­o­na­dos pa­ra o con­tro­lo an­ti­do­ping “sim­ples­men­te não fo­ram en­con­tra­dos”.

Ape­sar das fa­lhas, Jo­nathan Tay­lor, o res­pon­sá­vel pe­lo pai­nel in­de­pen­den­te, con­si­de­ra que o pro­gra­ma an­ti­do­ping do Rio foi “ca­paz de atin­gir um nú­me­ro de re­sul­ta­dos po­si­ti­vos em con­di­ções de­sa­fi­an­tes”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.