Jesus tem registo negativo
Com o empate diante do Nacional, na Madeira, o Sporting elevou para três o número de jogos consecutivos sem ganhar para a Liga. Em nove pontos possíveis, os leões só alcançaram três, (empates com V. Guimarães, Tondela e agora, o Nacional) e estão já a sete pontos do líder Benfica.
Até esta sexta-feira, Jesus nunca tinha estado mais do que dois jogos consecutivos sem vencer para o campeonato desde que chegou ao Sporting: aconteceu na época passada, nas jornadas 24 e 25, quando empatou em Guimarães (0-0) e perdeu depois em casa com o Benfica, permitindo a ultrapassagem das águias na competição.
Estar três jogos seguidos sem vencer para a Liga não é inédito para o agora técnico dos leões, mas não deixa de ser raro desde que em 2009/10 deu o salto para um dos chamados "grandes" do futebol português.
Durante os seis anos em que esteve no Benfica, só por uma vez teve um hiato de triunfos igual: em 2011/12, entre a 19ª e a 21ª rondas, situação que fez com que os encarnados deixassem escapar durante este período uma vantagem de cinco pontos em relação ao FC Porto, então treinado por Vítor Pereira, que viria a se sagrar campeão nacional. A parte boa é que nunca, em oito épocas, esteve quatro jogos sem qualquer triunfo.
Olhando para os números das equipas de Jorge Jesus à nona jornada, é preciso recuar até aos tempos no Sp. Braga (2008/09), para encontrar pior nesta fase: 13 pontos.
Desde a tal época de 2009/10, é possível verificar ainda também que só por uma vez chegou a esta ronda com um registo pontual tão baixo. Aconteceu em 2010/11, ano em que somava precisamente o mesmo número de pontos que agora (18) e, curiosamente, estava também a sete pontos do líder, na altura o FC Porto de André Villas-Boas.
Esse foi, tal como agora, o maior atraso que Jesus teve para o topo do campeonato nas últimas oito temporadas à nona ronda, sendo que à excepção dessa época, em que terminou a prova a 21 pontos dos dragões, nunca esteve tão longe do topo. Quer isto dizer que, para ser campeão nacional, o técnico dos leões terá de encetar uma recuperação inédita na carreira.
Recuperando a ideia inicial, se para Jorge Jesus é raro estar três jogos seguidos sem somar qualquer triunfo para a Liga, esta foi a primeira vez que tal sucedeu desde que Bruno de Carvalho foi eleito para a presidência do Sporting, a 23 de Março de 2013.
Treinador português atravessa má fase