Tro­pas is­ra­e­li­tas usam for­ça ex­ces­si­va

Jornal de Angola - - DESPORTO -

Os sol­da­dos is­ra­e­li­tas usa­ram ex­ces­so de for­ça em in­ci­den­tes ocor­ri­dos no ter­ri­tó­rio ocu­pa­do da Cisjordânia nas du­as úl­ti­mas se­ma­nas, em que vá­ri­os pa­les­ti­ni­a­nos mor­re­ram ou fi­ca­ram fe­ri­dos.

A in­ves­ti­ga­ção, no­ti­ci­a­da pe­lo jor­nal “Ha­a­retz”, ana­li­sou qua­tro ca­sos ocor­ri­dos em vá­ri­os pon­tos da Cisjordânia e che­gou à con­clu­são de que os sol­da­dos abri­ram fo­go sem que as su­as vi­das es­ti­ves­sem em pe­ri­go, co­mo exi­ge o re­gu­la­men­to mi­li­tar.

O re­la­tó­rio, re­a­li­za­do pe­la po­lí­cia mi­li­tar, con­clui, por exem­plo, que os sol­da­dos que ma­ta­ram, na quin­ta-fei­ra da se­ma­na pas­sa­da, o ado­les­cen­te pa­les­ti­ni­a­no Kha­led Bahar, abri­ram fo­go sem que as su­as vi­das es­ti­ves­sem de fac­to em pe­ri­go, co­mo ar­gu­men­ta­ram du­ran­te a in­ves­ti­ga­ção. Bahar foi atin­gi­do com dois ti­ros quan­do lan­ça­va pe­dras a veí­cu­los is­ra­e­li­tas nu­ma es­tra­da pró­xi­ma da sua lo­ca­li­da­de, Bet Umar, no dis­tri­to de He­bron.

De acor­do com as de­cla­ra­ções dos en­vol­vi­dos, os sol­da­dos apli­ca­ram o pro­to­co­lo de de­ten­ção e dis­pa­ra­ram quan­do sen­ti­ram que cor­ri­am pe­ri­go, ape­sar de, se­gun­do a in­ves­ti­ga­ção in­ter­na, os pa­les­ti­ni­a­nos es­ta­rem a fu­gir do lo­cal e se en­con­tra­rem de cos­tas quan­do o co­man­dan­te da pa­tru­lha abriu fo­go.

Nou­tro in­ci­den­te na se­ma­na pas­sa­da, uma mu­lher pa­les­ti­ni­a­na mor­reu de­pois de em­pu­nhar uma fa­ca jun­to de um po­lí­cia fron­tei­ri­ço, ale­ga­da­men­te com in­ten­ção de o ata­car. A mu­lher, Rahe­eq al-Bi­rawi, foi fe­ri­da nas per­nas por um dos agen­tes, mas pou­co de­pois ou­tros qua­tro agen­tes vol­ta­ram a dis­pa­rar con­tra ela. Se­gun­do a in­ves­ti­ga­ção, os agen­tes fi­ze­ram mais de 30 dis­pa­ros con­tra a mu­lher, mas não se sa­be quan­tas ba­las a atin­gi­ram. Nou­tro ca­so, o re­la­tó­rio aler­ta que os sol­da­dos nem se aper­ce­be­ram de ter fe­ri­do dois pa­les­ti­ni­a­nos du­ran­te um pro­tes­to no nor­te da Cisjordânia, du­ran­te o qual abri­ram fo­go e usa­ram equi­pa­men­to an­ti­mo­tim con­tra meia cen­te­na de pa­les­ti­ni­a­nos que quei­ma­vam pneus e lhes ati­ra­vam pe­dras.

No en­tan­to, os in­ves­ti­ga­do­res con­si­de­ra­ram que não se jus­ti­fi­ca­va dis­pa­rar no con­tex­to do pro­tes­to.

O re­la­tó­rio con­fir­ma as rei­te­ra­das de­nún­ci­as das au­to­ri­da­des pa­les­ti­ni­a­nas e de or­ga­ni­za­ções de di­rei­tos hu­ma­nos de que as for­ças de se­gu­ran­ça is­ra­e­li­tas se ex­ce­dem fre­quen­te­men­te no uso da for­ça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.