Es­co­la Su­pe­ri­or Po­li­téc­ni­ca pes­qui­sa edu­ca­ção e tu­ris­mo

Jornal de Angola - - PARTADA - FRAN­CIS­CO CURIHINGANA | Ma­lan­je

Aná­li­se e dis­cus­são de ques­tões re­la­ci­o­na­das à pes­qui­sa em edu­ca­ção e tu­ris­mo, di­vul­ga­ção dos tra­ba­lhos de fim de cur­so, dis­ser­ta­ção e ou­tros ti­pos de pes­qui­sa, bem co­mo a pro­mo­ção da in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca do­mi­nam o pri­mei­ro co­ló­quio de pes­qui­sa em edu­ca­ção e tu­ris­mo, aber­to sex­ta-fei­ra, em Ma­lan­je, nu­ma pro­mo­ção da Es­co­la Su­pe­ri­or Po­li­téc­ni­ca de Ma­lan­je.

O even­to, que de­cor­re sob o le­ma “Pes­qui­sa em edu­ca­ção e tu­ris­mo, de­sa­fi­os e pers­pec­ti­vas”, vai abor­dar te­mas co­mo a ex­ten­são uni­ver­si­tá­ria, sub­sí­di­os pa­ra sua ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­ção, a apli­ca­bi­li­da­de de ma­te­má­ti­ca no quo­ti­di­a­no, a in­ter­pre­ta­ção do pa­tri­mó­nio na­tu­ral e cul­tu­ral em fun­ção do tu­ris­mo, bem co­mo o es­ta­do ac­tu­al da edu­ca­ção em Ma­lan­je e pers­pec­ti­vas pa­ra o fu­tu­ro.

Os par­ti­ci­pan­tes vão ana­li­sar ain­da os re­sul­ta­dos ci­en­tí­fi­cos em Ci­ên­ci­as da Edu­ca­ção, os de­sa­fi­os da Po­lí­cia Na­ci­o­nal em Ma­lan­je fa­ce aos cri­mes ci­ber­né­ti­cos, a im­por­tân­cia do pó­lo in­dus­tri­al pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da pro­vín­cia de Ma­lan­je, a in­te­gra­ção das dis­ci­pli­nas na so­lu­ção de pro­ble­mas nos es­ta­be­le­ci­men­tos tu­rís­ti­cos e o apoio psi­cos­so­ci­al no en­si­no su­pe­ri­or.

O en­si­no, in­ves­ti­ga­ção e ex­ten­são co­mo pro­ces­sos in­te­gra­dos e de­sa­fi­os do en­si­no no sé­cu­lo XXI cons­tam igual­men­te dos te­mas a se­rem abor­da­dos du­ran­te o co­ló­quio que de­cor­re em Ma­lan­je.

O vi­ce-go­ver­na­dor pa­ra o Sec­tor Téc­ni­co, Ga­bri­el Pon­tes, que pro­ce­deu à aber­tu­ra dos tra­ba­lhos, con­si­de­rou o mo­men­to em que é re­a­li­za­do o fó­rum de mui­to es­pe­ci­al, nu­ma al­tu­ra em que a Es­co­la Su­pe­ri­or Po­li­téc­ni­ca de Ma­lan­je as­si­na­la ape­nas seis anos de exis­tên­cia.

Ao des­ta­car a im­por­tân­cia do co­ló­quio, Ga­bri­el Pon­tes enal­te­ceu os es­for­ços dos mem­bros da di­rec­ção da es­co­la, pe­lo fac­to de o even­to reu­nir pro­fis­si­o­nais e uni­ver­si­tá­ri­os que apre­sen­tam re­sul­ta­dos da sua ex­pe­ri­ên­cia nas áre­as de sua ac­tu­a­ção.

No di­zer do vi­ce-go­ver­na­dor de Ma­lan­je pa­ra o Sec­tor Téc­ni­co, os tra­ba­lhos a se­rem apre­sen­ta­dos no de­cor­rer do co­ló­quio re­ve­lam a evi­dên­cia e a im­por­tân­cia da uni­ver­si­da­de pa­ra a for­ma­ção de ci­en­tis­tas, pa­ra a re­a­li­za­ção de pes­qui­sas e pa­ra o for­ta­le­ci­men­to do pen­sa­men­to em apoio à edu­ca­ção e ao tu­ris­mo. A mai­o­ria dos tra­ba­lhos ci­en­tí­fi­cos que se­rão apre­sen­ta­dos aqui, dis­se, “foi pro­du­zi­da por pes­qui­sa­do­res e es­tu­dan­tes, pois so­men­te no am­bi­en­te uni­ver­si­tá­rio é pos­sí­vel com­bi­nar o en­si­no à pes­qui­sa e à ex­ten­são comunitária, uma oca­sião ím­par pa­ra apli­car o que se apren­deu, for­ne­cen­do um evi­den­te au­men­to de si­ner­gia, que vi­sa o bem-es­tar dos ci­da­dãos”, dis­se.

A ou­tra ten­dên­cia na vi­são de Ga­bri­el Pon­tes é a mai­or pre­o­cu­pa­ção com o ri­gor me­to­do­ló­gi­co, on­de ca­da vez mais é re­co­nhe­ci­da a im­por­tân­cia do co­nhe­ci­men­to ba­se­a­do em evi­dên­cia ci­en­tí­fi­ca.

“É im­pres­cin­dí­vel que to­da a in­ves­ti­ga­ção se­ja ri­go­ro­sa. Is­so só po­de ser fei­to se dei­xar­mos de la­do a ân­sia de es­cre­ver e pu­bli­car tex­tos de­ma­si­a­da­men­te sem ri­gor ou ba­se ci­en­tí­fi­ca, mui­tas ve­zes com for­tes ape­los eco­nó­mi­cos, pa­ra sub­si­di­ar a en­tra­da de no­vos pro­du­tos e ma­te­ri­ais no mer­ca­do”, re­al­çou.

O di­rec­tor-ge­ral da Es­co­la Su­pe­ri­or Po­li­téc­ni­ca de Ma­lan­je, Fran­cis­co Kim­ban­da, des­ta­cou a pre­o­cu­pa­ção dos for­ma­do­res de cons­ci­ên­cia na for­ma­ção do ho­mem, co­lo­can­doo à dis­po­si­ção dos gran­des de­sa­fi­os da so­ci­e­da­de dos nos­sos di­as. Pa­ra o res­pon­sá­vel, a Edu­ca­ção e o Tu­ris­mo são sec­to­res de pri­o­ri­da­de in­dis­cu­tí­vel no âm­bi­to do pro­ces­so de evo­lu­ção e de de­sen­vol­vi­men­to das so­ci­e­da­des mo­der­nas, daí o de­sa­fio da ins­ti­tui­ção na re­a­li­za­ção do co­ló­quio, cu­ja or­ga­ni­za­ção ade­qua-se à en­tre­ga ao tra­ba­lho e à ca­pa­ci­da­de de to­dos.

A Es­co­la Su­pe­ri­or Po­li­téc­ni­ca de Ma­lan­je foi cri­a­da pe­lo De­cre­to nº7/09 de Maio, di­plo­ma que es­ta­be­le­ce a re­or­ga­ni­za­ção da re­de de ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or pú­bli­ca, do­ta­da de au­to­no­mia es­ta­tu­tá­ria, ad­mi­nis­tra­ti­va, pa­tri­mo­ni­al, fi­nan­cei­ra e dis­ci­pli­nar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.