Pro­jec­to agrí­co­la de Sa­cas­san­ge pro­duz to­ne­la­das de ra­ção ani­mal

Jornal de Angola - - PARTADA -

Apro­xi­ma­da­men­te 23 to­ne­la­das de ra­ção ani­mal são pro­du­zi­das di­a­ri­a­men­te no pro­jec­to agrí­co­la de Sa­cas­san­ge, pro­vín­cia do Mo­xi­co, pa­ra aten­der os cri­a­do­res da re­gião, fez sa­ber Pedro Bran­co, di­rec­tor­ge­ral do pro­jec­to.

Sa­cas­san­ge tem uma par­ce­ria com a fa­zen­da agrí­co­la de Ca­main­ga­la, lo­ca­li­za­da no mu­ni­cí­pio do Ca­ma­non­gue (Mo­xi­co), que for­ne­ce mais de cem to­ne­la­das de mi­lho pa­ra a pro­du­ção de ra­ção ani­mal. Im­plan­ta­da nu­ma área de dez mil hec­ta­res, ape­nas me­ta­de des­se es­pa­ço es­tá ocu­pa­da com o cul­ti­vo do mi­lho, ba­ta­ta re­na, ce­bo­la, to­ma­te, re­po­lho, be­ter­ra­ba, ce­nou­ra, be­rin­ge­la e fru­ti­cul­tu­ra co­mo mo­ran­go e li­mão.

Pedro Bran­co in­for­mou que, pa­ra aten­der à pro­cu­ra nos me­ses de No­vem­bro e De­zem­bro, cer­ca de vin­te e cin­co to­ne­la­das de pro­du­tos hor­tí­co­las se­rão for­ne­ci­das ao mer­ca­do nos pró­xi­mos di­as.

Pa­ra o efei­to, es­tá a ser cri­a­do um ar­ma­zém de con­ser­va­ção de cou­ve, to­ma­te, ce­bo­la, al­fa­ce, be­rin­ge­la e be­ter­ra­ba, pa­ra res­pon­der à pro­cu­ra lo­cal e das pro­vín­ci­as vi­zi­nhas (Lunda Nor­te e Lunda Sul).

Com­ba­te à fo­me

O res­pon­sá­vel su­bli­nhou que o ob­jec­to so­ci­al da fa­zen­da é con­tri­buir pa­ra o com­ba­te da fo­me e pa­ra a re­du­ção da po­bre­za, com uma pro­du­ção anu­al es­ti­ma­da em 300 to­ne­la­das de hor­tí­co­las di­ver­sos, so­bre­tu­do na re­gião les­te do país.

O pro­jec­to Sa­cas­san­ge pos­sui uma fá­bri­ca de ra­ção pa­ra aves e ani­mais com ca­pa­ci­da­de pa­ra pro­du­zir vin­te e três to­ne­la­das de ra­ção/dia e um ma­ta­dou­ro com ca­pa­ci­da­de pa­ra o aba­te de 200 ca­be­ças de ga­do por dia.

Cri­a­do em 2012, o pro­jec­to é ge­ri­do por 117 téc­ni­cos an­go­la­nos e con­tem­pla um ma­ta­dou­ro, na­ves pa­ra cri­a­ção de ga­li­nhas, fá­bri­ca de ra­ção, ar­ma­zéns, posto de saú­de, qua­tro re­si­dên­ci­as pa­ra os qua­dros, ofi­ci­na e ou­tros ser­vi­ços.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.