Ata­que aé­reo ma­ta pre­sos

Jornal de Angola - - MUNDO -

Pe­lo me­nos 40 pes­so­as, in­cluin­do pre­sos e re­bel­des houthis, mor­re­ram on­tem num ata­que aé­reo da co­li­ga­ção ára­be li­de­ra­da pe­la Ará­bia Sau­di­ta con­tra uma pri­são ie­me­ni­ta.

Fon­tes li­ga­das à se­gu­ran­ça do Ié­men dis­se­ram à agên­cia EFE que aviões da co­li­ga­ção bom­bar­de­a­ram a pri­são de Mu­lhaq, si­tu­a­da num com­ple­xo po­li­ci­al per­to do por­to de Al Hu­dei­da.

Os aviões lan­ça­ram três ata­ques que des­truí­ram as ins­ta­la­ções de se­gu­ran­ça con­tro­la­das pe­los houthis, que in­cluíam a pri­são. Se­gun­do as mes­mas fon­tes, pe­lo me­nos 120 pes­so­as es­ta­vam na pri­são quan­do se de­ram os bom­bar­de­a­men­tos.

Es­ta agres­são acon­te­ce um dia de­pois de o Pre­si­den­te do Ié­men, Ab­do Ra­bu Man­sur Ha­di, ter re­jei­ta­do a no­va ini­ci­a­ti­va de paz da ONU.

É co­mum os aviões da co­li­ga­ção ára­be, que com­ba­tem ao la­do do Pre­si­den­te Ha­di, bom­bar­de­a­rem al­vos ci­vis na sua lu­ta con­tra os re­bel­des houthis, que ten­tam to­mar o con­tro­lo do país.

No pas­sa­do dia 8, ata­ca­ram um fu­ne­ral e ma­ta­ram 140 pes­so­as, de­vi­do a uma in­for­ma­ção “er­ra­da”, se­gun­do o co­man­dan­te da for­ça con­jun­ta.

A gu­er­ra no Ié­men in­ten­si­fi­cou-se em Mar­ço de 2015, quan­do a co­li­ga­ção mi­li­tar com­pos­ta por paí­ses de mai­o­ria su­ni­ta in­ter­veio di­rec­ta­men­te a fa­vor do Pre­si­den­te Ha­di, o úni­co re­co­nhe­ci­do pe­la co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal, e con­tra os houthis, xi­i­tas.

A ali­an­ça ára­be, que bom­bar­de­ou des­de en­tão zo­nas re­si­den­ci­ais, hos­pi­tais e es­co­las, é res­pon­sá­vel pe­la mai­or par­te das ví­ti­mas ci­vis no con­fli­to, se­gun­do a ONU e or­ga­ni­za­ções de di­rei­tos hu­ma­nos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.