Fei­ra da saú­de do Ca­zen­ga atraiu cen­te­nas de pes­so­as

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A im­por­tân­cia da saú­de pre­ven­ti­va nas co­mu­ni­da­des foi des­ta­ca­da pe­la vi­ce-go­ver­na­do­ra da pro­vín­cia de Lu­an­da pa­ra o sec­tor Po­lí­ti­co e So­ci­al, quan­do inau­gu­ra­va no sá­ba­do, no mu­ni­cí­pio do Ca­zen­ga, uma fei­ra da saú­de.

Na ce­ri­mó­nia de aber­tu­ra da fei­ra, pro­mo­vi­da pe­la em­pre­sa de te­le­fo­nia mó­vel Uni­tel, Jo­ve­li­na Im­pe­ri­al lou­vou a ini­ci­a­ti­va, por con­si­de­rar que “mais va­le pre­ve­nir que re­me­di­ar”.

A res­pon­sá­vel adi­an­tou que o mu­ni­cí­pio do Ca­zen­ga, por ser um dos mais po­pu­lo­sos da pro­vín­cia de Lu­an­da, ne­ces­si­ta que os ser­vi­ços de saú­de che­guem às co­mu­ni­da­des. Por is­so, em sua opi­nião, é necessário apoi­ar ini­ci­a­ti­vas do gé­ne­ro.

“Es­te é um prin­cí­pio que o Go­ver­no de­se­ja, com par­ce­ri­as pri­vi­le­gi­a­das, que vão ao en­con­tro da po­pu­la­ção”, de­cla­rou Jo­ve­li­na Im­pe­ri­al, que in­sis­tiu tam­bém no re­for­ço do apoio à edu­ca­ção e na saú­de pre­ven­ti­va con­tra do­en­ças co­mo a ma­lá­ria.

A di­rec­to­ra da área de Re­cur­sos Hu­ma­nos da Uni­tel, Ma­ria João Es­cre­ven­te, dis­se na oca­sião que a fei­ra faz par­te da po­lí­ti­ca so­ci­al da em­pre­sa, des­de Abril de 2015, quan­do cri­ou o de­par­ta­men­to de Hi­gi­e­ne e Se­gu­ran­ça no Tra­ba­lho.

Ma­ria João Es­cre­ven­te sa­li­en­tou que, por en­ten­der que a saú­de é fun­da­men­tal, a Uni­tel de­ci­diu tra­ba­lhar tam­bém com as co­mu­ni­da­des. A fei­ra, com en­tra­da e con­sul­tas gra­tui­tas, foi re­a­li­za­da na Me­di­a­te­ca Zé Dú, sob o le­ma “A mai­or cau­sa de mor­tes em An­go­la pre­ci­sa de ser ven­ci­da: stop ma­lá­ria”.

A fei­ra pôs à dis­po­si­ção vá­ri­os ser­vi­ços de nu­tri­ção, psi­co­lo­gia, on­co­lo­gia, fi­si­o­te­ra­pia, car­di­o­lo­gia, pe­di­a­tria, me­di­ci­na ge­ral e pla­ne­a­men­to fa­mi­li­ar.

A me­di­ção da pres­são ar­te­ri­al, tes­tes de VIH/si­da e ma­lá­ria, des­pis­te do can­cro da ma­ma e do co­lo do úte­ro e va­ci­na­ção fo­ram al­guns ser­vi­ços dis­po­ni­bi­li­za­dos na fei­ra da saú­de, re­a­li­za­da em si­mul­tâ­neo com uma pa­les­tra, em que fo­ram abor­da­das a hi­per­ten­são ar­te­ri­al, com­ba­te ao VIH/si­da e à tu­ber­cu­lo­se e a im­por­tân­cia e be­ne­fí­ci­os do pla­ne­a­men­to fa­mi­li­ar.

DOMBELE BERNARDO

Me­di­ci­na pre­ven­ti­va sal­va mi­lhões de vi­das

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.