Hil­lary Clin­ton apon­ta Trump co­mo ame­a­ça

Can­di­da­ta de­mo­cra­ta fa­la em ris­co nu­cle­ar em ca­so de vi­tó­ria do re­pu­bli­ca­no

Jornal de Angola - - MUNDO -

Afec­ta­da por um no­vo ca­pí­tu­lo do ca­so dos e-mails ofi­ci­ais re­ce­bi­dos e en­vi­a­dos de um ser­vi­dor par­ti­cu­lar, a can­di­da­ta de­mo­cra­ta à pre­si­dên­cia dos Es­ta­dos Uni­dos, Hil­lary Clin­ton, re­cor­reu, se­gun­da-fei­ra, ao ar­gu­men­to da ame­a­ça que po­de re­pre­sen­tar al­guém co­mo Do­nald Trump no con­tro­lo do ar­se­nal nu­cle­ar dos EUA.

“Ima­gi­nem o Sa­lão Oval no meio de uma ver­da­dei­ra cri­se. Ima­gi­nem en­trar­mos em uma guer­ra por­que al­guém o con­tra­ri­ou. Es­pe­ro que pen­sem nis­to qu­an­do co­lo­ca­rem o seu vo­to na ur­na”, de­cla­rou Clin­ton num co­mí­cio em Cin­ci­nat­ti, Ohio, um dos es­ta­dos de­mo­cra­tas sob a ame­a­ça de con­quis­ta dos re­pu­bli­ca­nos.

Clin­ton ci­tou o apoio que ob­te­ve de dez ex-ofi­ci­ais en­car­re­ga­dos do lan­ça­men­to de mís­seis ba­lís­ti­cos nu­cle­a­res, que es­cre­ve­ram uma car­ta aber­ta con­tra Do­nald Trump. Um de­les, Bru­ce Blair, par­ti­ci­pou num co­mí­cio com a can­di­da­ta de­mo­cra­ta em Kent. Hil­lary Clin­ton re­a­giu as­sim às de­cla­ra­ções de Trump de que uma even­tu­al vi­tó­ria da ex­se­cre­tá­ria de Es­ta­do nas elei­ções da pró­xi­ma ter­ça-fei­ra po­de­ria mer­gu­lhar os Es­ta­dos Uni­dos nu­ma se­ve­ra “cri­se cons­ti­tu­ci­o­nal.”

“Ela não es­tá pre­pa­ra­da, nem qua­li­fi­ca­da pa­ra ser pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos. A sua elei­ção afun­da­rá o nos­so go­ver­no e o nos­so país nu­ma cri­se cons­ti­tu­ci­o­nal que não va­mos po­der en­fren­tar”, dis­se Trump num ac­to em Mi­chi­gan. O es­ta­do de Mi­chi­gan é tra­di­ci­o­nal­men­te fa­vo­rá­vel aos de­mo­cra­tas e Cor­ri­da pre­si­den­ci­al à Ca­sa Bran­ca en­tra na úl­ti­ma se­ma­na com no­vas re­ve­la­ções da Po­lí­cia Fe­de­ral con­tra Hil­lary Clin­ton até à se­ma­na pas­sa­da, Hil­lary ti­nha uma van­ta­gem de cin­co pon­tos per­cen­tu­ais nas pes­qui­sas.

Por is­so, Trump de­ci­diu in­ves­tir es­for­ços nes­te es­ta­do, com a es­pe­ran­ça de ti­rar pro­vei­to da no­va con­tro­vér­sia so­bre a in­ves­ti­ga­ção do FBI so­bre os e-mails da ex-se­cre­tá­ria de Es­ta­do. O anún­cio, na sex­ta­fei­ra pas­sa­da, so­bre a de­ci­são do FBI de in­ves­ti­gar no­vos e-mails que po­de­ri­am es­tar re­la­ci­o­na­dos com a ex-se­cre­tá­ria de Es­ta­do al­te­ra­ram de for­ma dra­má­ti­ca a di­nâ­mi­ca e a re­tó­ri­ca des­ta úl­ti­ma se­ma­na de cam­pa­nha.

“Nes­ta se­ma­na, ela de­ve­ria es­tar a se pre­pa­rar pa­ra dar a vol­ta olím­pi­ca. Ao con­trá­rio, é for­ça­da a fa­zer um enor­me es­for­ço pa­ra evi­tar a tem­pes­ta­de”, dis­se à AFP o ana­lis­ta Lar­ry Sa­ba­to, pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de de Vir­gí­nia. No en­tan­to, uma pes­qui­sa di­vul­ga­da na se­gun­da-fei­ra, pe­lo si­te es­pe­ci­a­li­za­do Po­lí­ti­co, atri­buiu a Hil­lary Clin­ton 42 por cen­to das in­ten­ções de vo­to con­tra 39 pa­ra Do­nald Trump. Ou­tra son­da­gem re­a­li­za­da pe­la es­ta­ção NBC News/Sur­veyMon­key si­tu­ou Hil­lary com uma van­ta­gem de seis pon­tos per­cen­tu­ais a ní­vel na­ci­o­nal, uma ci­fra que se man­te­ve inal­te­ra­da des­de a se­ma­na pas­sa­da.

Nos re­sul­ta­dos des­ta consulta se­ma­nal, a can­di­da­ta de­mo­cra­ta Hil­lary Clin­ton apa­re­ce com 47 por cen­to das in­ten­ções de vo­to con­tra 41 pa­ra o re­pu­bli­ca­no.

AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.