Fó­rum bus­ca fi­nan­ci­a­men­to da Po­ló­nia

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Os em­pre­sá­ri­os na­ci­o­nais e po­la­cos par­ti­ci­pam, nos pró­xi­mos di­as 22 e 23, na ci­da­de do Lubango, no pri­mei­ro fó­rum eco­nó­mi­co que vi­sa a cap­ta­ção de in­ves­ti­men­tos pa­ra as áre­as de edu­ca­ção, agri­cul­tu­ra, geologia e mi­nas e cons­tru­ção ci­vil.

O anún­cio foi fei­to na se­gun­da­fei­ra pe­lo em­bai­xa­dor po­la­co em An­go­la, Pi­o­tr Mys­liwi­ec, no fi­nal de um en­con­tro com a vi­ce-go­ver­na­do­ra da Huí­la pa­ra o Sec­tor Po­lí­ti­co e So­ci­al, Maria João Chi­pa­la­ve­la.

“Qu­e­re­mos uma co­o­pe­ra­ção mais es­trei­ta en­tre du­as pro­vín­ci­as, pois elas são pa­re­ci­das e, mui­to im­por­tan­te do pon­to de vis­ta eco­nó­mi­co e aca­dé­mi­co, creio exis­tir ain­da área pa­ra saú­de des­tas du­as lo­ca­li­da­des da Po­ló­nia e de An­go­la, res­pec­ti­va­men­te, Bi­o­com­pors­ka e Huí­la”, re­al­çou. Pi­o­tr Mys­liwi­ec fri­sou que a província po­la­ca é uma po­tên­cia agrí­co­la, faz fron­tei­ra com a Ale­ma­nha, mai­or par­cei­ro eco­nó­mi­co da Po­ló­nia, e os­ten­ta o mai­or cen­tro co­mer­ci­al, eco­nó­mi­co e lo­gís­ti­co. “Por is­so, es­te fó­rum vai ten­tar bus­car par­ce­ri­as eco­nó­mi­cas”, adi­an­tou.

O em­bai­xa­dor con­si­de­ra que as ex­pec­ta­ti­vas são gran­des, nu­ma al­tu­ra em que a Po­ló­nia já de­tém gran­des in­ves­ti­men­tos em An­go­la no do­mí­nio das pes­cas, mi­nas, pro­du­ção de má­qui­nas agrí­co­las, cons­tru­ção e ex­plo­ra­ção de ma­dei­ra em Ca­bin­da.

O di­plo­ma­ta ape­lou aos em­pre­sá­ri­os da Huí­la pa­ra par­ti­ci­pa­rem no pri­mei­ro fó­rum, que se pre­ten­de tra­zer vá­ri­os be­ne­fí­ci­os, não só pa­ra a clas­se, co­mo tam­bém pa­ra os dois paí­ses. Pa­ra Pi­o­tr Mys­liwi­ec, a província da Huí­la tem um po­ten­ci­al eco­nó­mi­co que po­de ser bem apro­vei­ta­do por em­pre­sá­ri­os po­la­cos, na pers­pec­ti­va de al­can­çar-se o de­sen­vol­vi­men­to de­se­ja­do. No en­con­tro com a vi­ce-go­ver­na­do­ra da Huí­la, o di­plo­ma­ta des­ta­cou o po­ten­ci­al mi­nei­ro, agrí­co­la e aca­dé­mi­co co­mo áre­as fun­da­men­tais pa­ra in­ves­ti­do­res do seu país.

“Há in­te­res­se de em­pre­sá­ri­os po­la­cos em in­ves­tir em An­go­la, com mai­or par­ti­cu­la­ri­da­de na Huí­la”, re­fe­riu pa­ra quem a co­o­pe­ra­ção exis­ten­te en­tre os dois paí­ses es­tá ca­da vez mais es­trei­ta­da.

“A Po­ló­nia não tem qual­quer in­ves­ti­men­to na província da Huí­la, por is­so, o fó­rum a ser re­a­li­za­do per­mi­ti­rá que os em­pre­sá­ri­os an­go­la­nos e po­la­cos pos­sam tro­car ex­pe­ri­ên­cia e cri­ar opor­tu­ni­da­des de ne­gó­ci­os, uma vez que o seu país é for­te nas áre­as de mi­nas, ma­qui­na­ri­as agrí­co­las e de cons­tru­ção”, dis­se.

Pi­o­tr Mys­liwi­ec in­di­cou que o seu país es­tá a fi­nan­ci­ar o pro­jec­to de aca­de­mia de pes­cas no Na­mi­be, cons­tru­ção ci­vil em Lu­an­da e de ex­plo­ra­ção de ma­dei­ra em Ca­bin­da e, den­tro em bre­ve, espera co­o­pe­rar na Huí­la nos sec­to­res já re­fe­ren­ci­a­dos. O em­bai­xa­dor, de­pois de se en­con­trar com a go­ver­na­do­ra em exer­cí­cio da Huí­la, Maria João Chi­pa­la­ve­la, se­guiu pa­ra a província do Na­mi­be on­de ava­li­ou o pro­jec­to de aca­de­mia de pes­cas fi­nan­ci­a­do pe­lo seu país.

ED­SON FABRIZIO

Ho­mens de ne­gó­ci­os po­la­cos e an­go­la­nos reú­nem es­te mês na ci­da­de do Lubango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.