Re­gi­me con­tra eva­são fis­cal vai ser apre­sen­ta­do ama­nhã

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

AAd­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria (AGT) re­a­li­za ama­nhã, em Lu­an­da, um fó­rum pa­ra a apre­sen­ta­ção pú­bli­ca da im­ple­men­ta­ção do Re­gi­me Fo­reign Ac­count Tax Com­pli­an­ce Act “FATCA” em An­go­la, anun­ci­ou on­tem a ins­ti­tui­ção em co­mu­ni­ca­do.

A ses­são de apre­sen­ta­ção do Pro­jec­to de Im­ple­men­ta­ção do Re­gi­me FATCA en­qua­dra-se no pro­ces­so de im­ple­men­ta­ção des­te re­gi­me em An­go­la, re­pre­sen­tan­do o iní­cio de di­ver­sas ac­ções de sen­si­bi­li­za­ção e co­mu­ni­ca­ção.

O even­to tem por ob­jec­ti­vo in­for­mar os in­ter­ve­ni­en­tes do mer­ca­do, no­me­a­da­men­te as as­so­ci­a­ções e ins­ti­tui­ções do sec­tor fi­nan­cei­ro, acer­ca do pro­ces­so de im­ple­men­ta­ção do Re­gi­me FATCA pe­la AGT, bem co­mo aler­tar pa­ra im­por­tân­cia do cum­pri­men­to des­te re­gi­me que mar­ca o iní­cio de um pro­ces­so de co­o­pe­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal em ma­té­ria fis­cal por par­te de An­go­la.

A AGT diz acre­di­tar que a apre­sen­ta­ção do re­gi­me FATCA e da sua exe­cu­ção em An­go­la pos­sa con­tri­buir pa­ra uma me­lhor com­pre­en­são de to­das as su­as van­ta­gem pa­ra o país e prin­ci­pal­men­te pa­ra as en­ti­da­des do sec­tor fi­nan­cei­ro.

O Fo­reign Ac­count Tax Com­pli­an­ce ACT – FATCA – é um re­gi­me nor­te-ame­ri­ca­no que tem co­mo prin­ci­pal ob­jec­ti­vo com­ba­ter a eva­são fis­cal por par­te de ci­da­dãos nor­te-ame­ri­ca­nos que de­te­nham ac­ti­vos fi­nan­cei­ros em ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras si­tu­a­das fo­ra do seu território.

Na sequên­cia do sur­gi­men­to des­se re­gi­me, foi ce­le­bra­do, no dia 9 de No­vem­bro de 2015, um Acor­do en­tre o Es­ta­do An­go­la­no e os Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, com o ob­jec­ti­vo de re­for­çar o cum­pri­men­to fis­cal e im­ple­men­tar o FATCA. A 29 de Agos­to de 2016, foi pu­bli­ca­da em "Diá­rio da Re­pú­bli­ca" a sua apro­va­ção pe­lo Pre­si­den­te da Re­pu­bli­ca. À luz do acor­do, An­go­la com­pro­me­te-se a pres­tar in­for­ma­ções à au­to­ri­da­de fis­cal nor­te-ame­ri­ca­na so­bre o pa­tri­mó­nio fi­nan­cei­ro de­ti­do jun­to de ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras an­go­la­nas por quem se­ja, nos ter­mos do mes­mo, con­si­de­ra­do “Pes­soa dos EUA”.

A par dis­so, es­tá em pre­pa­ra­ção dois no­vos sis­te­mas in­for­má­ti­cos de ges­tão, no­me­a­da­men­te o Au­to­ma­ti­za­do de Pro­ces­sa­men­to de Da­dos Adu­a­nei­ros (Asy­cu­da, em in­glês) e o In­te­gra­do de Ges­tão Tri­bu­tá­rio (SIGT).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.