Re­no­va­da a apos­ta na for­ma­ção

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - CAR­LA BUMBA E CLÁUDIA MUHATILI

|

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do do In­te­ri­or pa­ra Pro­tec­ção Ci­vil e Bom­bei­ros de­fen­deu on­tem, em Lu­an­da, a apos­ta na for­ma­ção de qua­dros qua­li­fi­ca­dos em ma­té­ria de pro­tec­ção ci­vil e bom­bei­ros, ca­pa­zes de cor­res­pon­der aos de­sa­fi­os do fu­tu­ro.

Eu­gé­nio La­bo­ri­nho, que dis­cur­sa­va na aber­tu­ra das ac­ti­vi­da­des alu­si­vas ao 30 de No­vem­bro, Dia Na­ci­o­nal do Bom­bei­ro, que de­cor­rem em to­do o país sob o le­ma “Com es­pí­ri­to pa­trió­ti­co, bom­bei­ros pre­sen­tes na re­du­ção de ris­cos de de­sas­tres”, sa­li­en­tou que o Exe­cu­ti­vo es­tá a tra­ba­lhar no sen­ti­do de apro­var, em bre­ve, o Re­gu­la­men­to do Ser­vi­ço de Pro­tec­ção Ci­vil e Bom­bei­ros e pa­ra a cons­tru­ção da es­co­la da Baía-Far­ta, em Ben­gue­la, pa­ra a for­ma­ção do pessoal a to­dos os ní­veis.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do des­ta­cou a aten­ção par­ti­cu­lar que de­ve ser da­da à con­ser­va­ção e ma­nu­ten­ção da téc­ni­ca à dis­po­si­ção dos ór­gãos, so­bre­tu­do no que con­cer­ne à res­pon­sa­bi­li­za­ção dos que da­ni­fi­cam os mei­os por im­pru­dên­cia, ne­gli­gên­cia ou com­por­ta­men­to do­lo­so.

“Aci­den­tes gra­ves, ca­tás­tro­fes ou ca­la­mi­da­des na­tu­rais, si­nis­tra­li­da­de ro­do­viá­ria, as­sis­tên­cia às ví­ti­mas da se­ca que atin­ge a re­gião sul do país e a des­trui­ção de in­fra-es­tru­tu­ras so­ci­ais e eco­nó­mi­cas exi­gem des­te ór­gão uma re­fle­xão sé­ria na to­ma­da de me­di­das pa­ra a bus­ca de me­lho­res e ade­qua­das so­lu­ções que ga­ran­tam a tran­qui­li­da­de e es­ta­bi­li­da­de da po­pu­la­ção”, afir­mou.

Eu­gé­nio La­bo­ri­nho exor­tou a cor­po­ra­ção e a po­pu­la­ção em ge­ral pa­ra evi­ta­rem prá­ti­cas que põem em ris­co a saú­de e a vi­da, tais co­mo a cons­tru­ção em va­las de dre­na­gem ou em zo­nas sus­cep­tí­veis de inun­da­ção, dei­tar o li­xo nas li­nhas de água e mer­gu­lhar em zo­nas proi­bi­das. “An­tes pre­ve­nir do que re­me­di­ar, por­que re­co­nhe­ce­mos que, ape­sar das di­fi­cul­da­des, de­ve ha­ver co­la­bo­ra­ção en­tre os ór­gãos de Pro­tec­ção Ci­vil e Bom­bei­ros e a po­pu­la­ção, pa­ra re­du­zir o nú­me­ro de mor­tes que ocorrem por fal­ta de cui­da­do”, dis­se.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do do In­te­ri­or des­ta­cou co­mo ta­re­fas im­por­tan­tes do sec­tor que di­ri­ge a cons­tru­ção de in­fra-es­tru­tu­ras co­mo o Des­ta­ca­men­to de So­cor­ro à Si­nis­tra­li­da­de Ro­do­viá­ria, a ca­pa­ci­ta­ção dos qua­dros pa­ra a uti­li­za­ção das no­vas tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção e co­mu­ni­ca­ção e o ape­tre­cha­men­to dos quar­téis dos ae­ro­por­tos, nu­ma co­or­de­na­ção com o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Avi­a­ção Ci­vil e a Em­pre­sa Na­ci­o­nal de Ex­plo­ra­ção de Ae­ro­por­tos. Men­ci­o­nou igual­men­te a ins­ta­la­ção de mei­os mo­der­nos de ex­tin­ção de in­cên­di­os nas su­per­fí­ci­es co­mer­ci­ais ao lon­go do li­to­ral, a am­pli­a­ção dos la­bo­ra­tó­ri­os de in­ves­ti­ga­ção e o es­tu­do do ma­te­ri­al em­pre­gue na cons­tru­ção de in­fra-es­tru­tu­ras.

EDUARDO PE­DRO

Se­cre­tá­rio de Es­ta­do Eu­gé­nio La­bo­ri­nho qu­an­do on­tem pre­si­dia ao ac­to de aber­tu­ra da jor­na­da co­me­mo­ra­ti­va do Dia Na­ci­o­nal do Bom­bei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.