Mul­tiu­sos do Ki­lam­ba em festa

Ini­ci­a­ti­va reú­ne mú­si­cos e Dj an­go­la­nos e sul-afri­ca­nos

Jornal de Angola - - CULTURA - RO­QUE SILVA |

O Pa­vi­lhão Mul­tiu­sos do Ki­lam­ba, em Lu­an­da, é trans­for­ma­do em pal­co de dan­ça no sá­ba­do, a par­tir das 18 ho­ras, qu­an­do can­to­res e per­cus­si­o­nis­tas sul-afri­ca­nos e 15 disc joc­keys an­go­la­nos to­ma­rem de as­sal­to o es­pa­ço e os apa­re­lhos de som pa­ra ani­mar a pri­mei­ra edi­ção do fes­ti­val de mú­si­ca elec­tró­ni­ca, de­no­mi­na­do “Tigra Beats”.

O fes­ti­val tem a du­ra­ção de 14 ho­ras, du­ran­te as quais vai al­ber­gar con­cer­tos de mú­si­ca, per­for­man­ces de Dj, es­pec­tá­cu­los de dan­ça e acro­ba­cia, per­cus­são, pro­jec­ções e pi­ro­tec­nia.

As ban­das sul-afri­ca­nas Uhu­ru e Mi Ca­sa, dois dos con­jun­tos mais acla­ma­dos do gé­ne­ro afro-house, são as prin­ci­pais atrac­ções. João Reis, Ka­pi­ro, Cal­las, Pau­lo e Ricardo Al­ves, Darcy, Mal­va­do Jú­ni­or, Leo Ch­ris, Elly Chu­va, Pzee Boy e Kel­son Má­rio, Mi­la So­pa, Cláu­dio do Pâ­ni­co e Ne­las­ta re­a­li­zam per­for­man­ces de uma ho­ra ca­da.

A or­ga­ni­za­ção pre­vê a par­ti­ci­pa­ção de dez mil pes­so­as e ga­ran­tiu a sua se­gu­ran­ça com a pre­sen­ça da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, Cor­po de Bom­bei­ros, Ser­vi­ços de Emer­gên­cia Mé­di­cas e se­gu­ran­ças de em­pre­sas pri­va­das.

As con­di­ções acús­ti­cas e tec­no­ló­gi­cas pa­ra os ar­tis­tas tam­bém fo­ram re­fe­ri­das pe­la pro­du­ção, co­mo um dos mo­ti­vos de su­ces­so do fes­ti­val. “O pal­co, luz e som são da mais al­ta tec­no­lo­gia pe­lo que a or­ga­ni­za­ção vai pro­por­ci­o­nar um mo­men­to úni­co pa­ra os pre­sen­tes.”

As ban­das mu­si­cais sul-afri­ca­nas são aguar­da­das com ex­pec­ta­ti­va pe­los aman­tes do re­fe­ri­do rit­mo mu­si­cal, por se­rem mui­to apre­ci­a­das ac­tu­al­men­te pe­la ju­ven­tu­de an­go­la­na. Uhu­ru é res­pon­sá­vel pe­la pro­du­ção de pre­mi­a­dos te­mas in­ter­pre­ta­dos por no­mes so­nan­tes do afro-house co­mo Pro­fes­sor, Dr Ma­lin­ga, Ma­fi­ki­zo­lo e Bu­siswa.

In­te­gra­do por Mapho­ri­sa e Clap (Dj e pro­du­to­res), Xe­lim­pi­lo Si­me­la­ne (voz) Nqo­bi­le Mah­la­nu (pro­du­ção) e Sih­le Dla­li­si­sa (per­cus­são). O gru­po que tem no mer­ca­do o CD “Our Father” re­gra­vou o te­ma “At­chu­chut­cha” de Yu­ri da Cu­nha, que lhe va­leu o pré­mio Me­lhor Co­la­bo­ra­ção no MTV Afri­ca Mu­sic Awards 2015.

Mi Ca­sa é uma ban­da for­ma­da em 2011 por Dr. Du­da (pro­du­tor e pi­a­nis­ta) e J'So­mething (vo­ca­lis­ta e gui­tar­ris­ta) e Mo-T (trom­pe­tis­ta). Tem no mer­ca­do os dis­cos “Mi­ca­sa mu­sic” (ga­nhou um dis­co de ou­ro e vá­ri­os pré­mi­os no XVIII MTN Áfri­ca do Sul Mu­sic Awards, em 2012) e o du­plo “Ho­me swe­et ho­me” (em 2015).

MO­TA AMBRÓSIO

Ma­nos Ricardo e Pau­lo Al­ves cons­tam da lis­ta de disc joc­keys na­ci­o­nais que vão ani­mar a pri­mei­ra edi­ção do fes­ti­val de mú­si­ca elec­tró­ni­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.