Gru­po in­ves­te na agri­cul­tu­ra

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Um gru­po pri­va­do pre­vê pro­du­zir 12 mil to­ne­la­das de mi­lho e so­ja por ano na co­mu­na da Pe­dra de Fei­ti­ço, na pro­vín­cia do Zai­re, pa­ra ini­ci­ar as ope­ra­ções nu­ma fá­bri­ca de ra­ção ani­mal ino­pe­ran­te, de­vi­do à fal­ta de ma­té­ria-pri­ma.

O pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção, Adri­a­no Ca­ne­las, dis­se à An­gop que a em­pre­sa ins­ta­la­da há mais de um ano dis­põe de uma fá­bri­ca com ca­pa­ci­da­de pa­ra pro­du­zir cer­ca de 24 mil to­ne­la­das de ra­ção por ano, mas es­tá pa­ra­li­sa­da por fal­ta de ma­té­ria-pri­ma.

O pre­si­den­te do gru­po dis­se que o fun­ci­o­na­men­to des­ta uni­da­de fa­bril po­de­rá im­pul­si­o­nar o sec­tor agro-pe­cuá­rio na re­gião, com des­ta­que pa­ra a cri­a­ção de ani­mais de pe­que­no e mé­dio por­te, co­mo aves, suí­nos, ove­lhas e ca­pri­nos.

Pa­ra a con­cre­ti­za­ção des­te pro­jec­to, a em­pre­sa en­ce­tou con­tac­tos com a Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal do Soyo pa­ra le­ga­li­zar o ter­re­no em que pre­ten­de de­sen­vol­ver o pro­jec­to de pro­du­ção agrí­co­la.

Em Mar­ço, a Co­mu­ni­da­de de Em­pre­sas Ex­por­ta­do­ras e In­ter­na­ci­o­na­li­za­das de Angola (CEEIA) e o gru­po bra­si­lei­ro Cos­ta Ne­gó­ci­os as­si­na­ram, em Lu­an­da, um acor­do pa­ra a pro­du­ção e ex­por­ta­ção de 400 mil to­ne­la­das de ce­re­ais em qua­tro anos.

O acor­do pre­vê que o gru­po bra­si­lei­ro in­vis­ta 250 mi­lhões de dó­la­res (cer­ca de 42 mil mi­lhões de kwan­zas) na pro­du­ção de 250 mil to­ne­la­das de mi­lho e 150 mil de so­ja ao lon­go dos qua­tro anos de im­plan­ta­ção do pro­jec­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.