Es­tra­té­gia evi­ta su­bi­da da in­fla­ção

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

O director pro­vin­ci­al do Co­mér­cio no Mo­xi­co anun­ci­ou, terça-fei­ra, no Lu­e­na, a cri­a­ção de uma es­tra­té­gia pa­ra ma­nu­ten­ção dos stocks dos pro­du­tos bá­si­cos, de mo­do a evi­tar um cres­ci­men­to abrup­to da in­fla­ção du­ran­te as fes­tas de Na­tal e ano no­vo.

Em de­cla­ra­ções à An­gop, Francisco Cai­om­bo in­for­mou que a es­tra­té­gia pas­sa por abas­te­cer a ci­da­de do Lu­e­na de ali­men­tos oriun­dos do “cor­re­dor cen­tro-leste”, pa­ra dar res­pos­ta às ne­ces­si­da­des da po­pu­la­ção e evi­tar e a su­bi­da dos pre­ços dos pro­du­tos bá­si­cos.

Uma ten­dên­cia de des­ci­da dos pre­ços dos pro­du­tos da ces­ta bá­si­ca, já ve­ri­fi­ca­da em to­da a pro­vín­cia, dis­se, fi­cou a de­ver-se a um De­cre­to Pre­si­den­ci­al de 30 de Maio, que de­ter­mi­na a vi­gi­lân­cia dos pre­ços. Francisco Cai­om­bo afir­mou que, ape­sar do co­mér­cio do Mo­xi­co ser do­mi­na­do pe­lo sec­tor pri­va­do, no­ta­se um alí­vio nos pre­ços pra­ti­ca­dos pe­los agen­tes eco­nó­mi­cos des­de que co­me­çou a im­ple­men­ta­ção do re­gi­me de pre­ços vi­gi­a­dos.

AAn­gop ci­ta a con­su­mi­do­ra Jus­ti­na Es­pe­ran­ça, de 43 anos de ida­de, a re­fe­rir que o pre­ço de com­pra do qui­lo de açú­car bai­xou pa­ra 600 kwan­zas, me­nos 150 que o pre­ço al­can­ça­do du­ran­te os au­men­tos ve­ri­fi­ca­dos em me­a­dos do ano. O gros­sis­ta Mus­ta­fá Ta­le­be dis­se que a des­ci­da de pre­ços dos pro­du­tos es­tá re­la­ci­o­na­da com as me­di­das que o Go­ver­no adop­tou, mas de­fen­deu a con­tí­nua di­mi­nui­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.