Fal­ta de sub­sí­di­os pre­o­cu­pa as­so­ci­a­ções

PES­SO­AS COM DEFICIÊNCIA

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - CÉSAR AN­DRÉ |

A Fe­de­ra­ção Angolana das As­so­ci­a­ções de Pes­so­as com Deficiência (FAPED) ma­ni­fes­tou na terça-fei­ra, em Lu­an­da, a sua pre­o­cu­pa­ção de­vi­do à mo­ro­si­da­de na atri­bui­ção de sub­sí­di­os às as­so­ci­a­ções re­co­nhe­ci­das co­mo ins­ti­tui­ções de uti­li­da­de pú­bli­ca.

O por­ta-voz da FAPED, Amos Sam­bun­di, dis­se ao Jor­nal de Angola que a si­tu­a­ção, que se ar­ras­ta des­de Ja­nei­ro, tem le­va­do a que mui­tas as­so­ci­a­ções que tra­ba­lham com pes­so­as com deficiência não con­si­gam im­ple­men­tar vá­ri­os pro­jec­tos.

O pro­ble­ma, acres­cen­tou Amos Sam­bun­di, foi dis­cu­ti­do na ter­ça­fei­ra num en­con­tro que res­pon­sá­veis da fe­de­ra­ção man­ti­ve­ram com lí­de­res das as­so­ci­a­ções pa­ra pes­so­as com deficiência que re­ce­bem sub­sí­di­os es­ta­tais. O por­ta-voz con­si­de­rou de­li­ca­da a si­tu­a­ção e afir­mou que al­gu­mas as­so­ci­a­ções cor­rem o ris­co de en­cer­rar a ac­ti­vi­da­de ou de­sa­pa­re­cer se não hou­ver so­lu­ção a cur­to pra­zo do pro­ble­ma.

Além de fi­nan­ci­a­rem pe­que­nos pro­jec­tos, os sub­sí­di­os que as as­so­ci­a­ções re­ce­bem ser­vem pa­ra re­sol­ver ou­tras si­tu­a­ções, co­mo a ma­nu­ten­ção das ins­ta­la­ções e o pa­ga­men­to de sa­lá­rio e de ou­tras des­pe­sas cor­ren­tes. Amos Sam­bun­di su­bli­nhou que a fal­ta de sub­sí­di­os es­tá a com­pro­me­ter a exe­cu­ção de pro­jec­tos de rein­te­gra­ção de ex-mi­li­ta­res e das su­as fa­mí­li­as e aler­tou que a “so­bre­vi­vên­cia de mui­tas pes­so­as ca­ren­ci­a­das es­tá tam­bém ame­a­ça­da, se o atra­so na entrega das ver­bas pro­lon­gar-se até ao fim do ano”. Em seu en­ten­der, a atri­bui­ção do es­ta­tu­to de ins­ti­tui­ção de uti­li­da­de pú­bli­ca não de­ve ser en­ten­di­da co­mo um me­ro exercício ad­mi­nis­tra­ti­vo, mas co­mo um com­pro­mis­so que o Es­ta­do es­ta­be­le­ce com or­ga­ni­za­ções da so­ci­e­da­de ci­vil pa­ra que es­tas te­nham con­di­ções fi­nan­cei­ras pa­ra de­sen­vol­ve­rem as ac­ti­vi­da­des ine­ren­tes ao seu ob­jec­to so­ci­al. “As as­so­ci­a­ções de uti­li­da­de pú­bli­ca que li­dam com pes­so­as com deficiência ape­lam ao Exe­cu­ti­vo pa­ra en­con­trar uma so­lu­ção, por­que o atra­so que se ve­ri­fi­ca na con­ces­são de sub­sí­di­os não dig­ni­fi­ca a ima­gem do país”, de­cla­rou o por­ta-voz da FAPED, Amos Sam­bun­di.

JOÃO GO­MES

A mo­ro­si­da­de na con­ces­são de sub­sí­di­os mo­ti­vou a re­a­li­za­ção de uma reu­nião que jun­tou or­ga­ni­za­ções de apoio a pes­so­as com deficiência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.