Et­nia das pa­la­vras em li­vro

Jornal de Angola - - CULTURA - FRANCISCO PEDRO |

“A Pi­to­res­ca et­nia das pa­la­vras” é o tí­tu­lo do li­vro de po­e­sia de Bendinho Freitas, que se estreia na li­te­ra­tu­ra, ama­nhã , com o lan­ça­men­to pre­vis­to às 18h00, na União dos Es­cri­to­res Angolanos (UEA), em Lu­an­da.

O li­vro é apre­sen­ta­do por Ire­ne Gu­er­ra Mar­ques e Carlos Fer­rei­ra “Cas­sé”. Edi­ta­do pe­la UEA, co­lec­ção “Gu­a­ches da Vi­da”, o li­vro con­tém um pre­fá­cio as­si­na­do pe­lo po­e­ta e en­saís­ta es­pa­nhol Xo­sé Lois Gar­cia, de­sig­na­do “Li­mar pa­ra uma po­e­sia de In­con­ti­nên­ci­as”.

“A Pi­to­res­ca Et­nia das Pa­la­vras”, se­gun­do Xo­sé Lois Gar­cia, é o re­sul­ta­do de uma selecção que o po­e­ta foi or­ga­ni­zan­do de 1995 a 2010, um pe­río­do de­fi­ni­do pa­ra or­de­nar, de­pu­rar e co­di­fi­car a po­e­sia no seu pró­prio es­pa­ço. “Uma ex­ce­len­te ini­ci­a­ti­va por par­te des­te po­e­ta”.

Xo­sé Lois Gar­cia co­men­ta as ra­zões por que Bendinho Freitas apre­sen­ta os 32 po­e­mas em dois capítulos, “Pic­to­ret­nia Pri­má­ria” e “Pic­to­ret­nia Ho­di­er­na”. A pri­mei­ra par­te re­pre­sen­ta um es­ta­do de re­fle­xão por par­te de um po­e­ta mui­to exi­gen­te, nu­ma mis­são que o ocu­pa no pe­río­do 1995-2000, en­quan­to na se­gun­da par­te o po­e­ta apre­sen­ta uma obra se­di­men­ta­da no ri­gor e sen­si­bi­li­da­de, com que se tra­ta os mis­te­res lí­ri­cos.

Xo­sé Lois Gar­cia con­si­de­ra “A Pi­to­res­ca et­nia das pa­la­vras” co­mo “um po­e­má­rio que nos co­lo­ca num ce­ná­rio ino­va­dor na ac­tu­al po­e­sia angolana, não só no ape­lo que faz, mas tam­bém, pe­lo que con­cre­ti­za nos per­cur­sos ri­go­ro­sos, quan­do tra­ta so­bre a ên­fa­se das me­tá­fo­ras, o sen­ti­do dos sím­bo­los e o re­fú­gio dos sig­ni­fi­ca­dos, evi­den­ci­an­do uma na­tu­ral co­a­bi­ta­ção sem dis­si­dên­ci­as nes­te li­vro”.

Com 88 pá­gi­nas, im­pres­so na Im­pi­mar­te, a ca­pa do li­vro tem a ilus­tra­ção de uma pin­tu­ra do ar­tis­ta plás­ti­co An­tó­nio To­más Ana “Eto­na”.

O au­tor, ju­ris­ta li­cen­ci­a­do pe­la Fa­cul­da­de de Di­rei­to da Uni­ver­si­da­de Agos­ti­nho Ne­to, é qua­dro do Mi­nis­té­rio da Ener­gia e Águas. Pu­bli­cou po­e­mas no Su­ple­men­to Vi­da Cul­tu­ral do Jor­nal de Angola, em 2000, ano em que as­si­nou tam­bém a pro­sa “Cró­ni­ca da ago­nia im­pre­vis­ta”.

DR

Au­tor faz a sua estreia no mun­do li­te­rá­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.