Pro­jec­to a “Ro­ta dos Es­cra­vos” na agen­da cul­tu­ral do Uru­guai

Jornal de Angola - - PARTADA -

O es­trei­ta­men­to dos la­ços de co­o­pe­ra­ção no do­mí­nio cul­tu­ral en­tre Angola e Uru­guai foi ana­li­sa­do du­ran­te uma au­di­ên­cia con­ce­di­da pe­la mi­nis­tra da Cul­tu­ra, Ca­ro­li­na Cer­quei­ra, ao embaixador Al­va­ro Gon­za­lez Ote­ro.

Na oca­sião, Al­va­ro Gon­za­lez Ote­ro des­ta­cou a ne­ces­si­da­de da in­te­rac­ti­vi­da­de cul­tu­ral en­tre os dois paí­ses, o re­for­ço dos la­ços co­muns, re­fa­zen­do o per­cur­so atra­vés de um pro­jec­to de pes­qui­sa do­cu­men­tal so­bre a “Ro­ta de Es­cra­vos” e ou­tras ac­ções no do­mí­nio da cul­tu­ra.

O di­plo­ma­ta re­al­çou que a co­o­pe­ra­ção cul­tu­ral po­de in­ci­dir em di­ver­sas ver­ten­tes, bem co­mo a tro­ca de ex­pe­ri­ên­cia na área mu­si­cal, com des­ta­que pa­ra o fol­clo­re, des­ta­can­do o gru­po “Afro-Uru­guai­os-Can­dom­be”, e tam­bém na dan­ça e pin­tu­ra.

Al­va­ro Gon­za­lez Ote­ro en­fa­ti­zou igual­men­te a co­o­pe­ra­ção ci­en­tí­fi­ca com a “Bri­ga­da de Uru­guai­os”, cu­jo ob­jec­ti­vo con­sis­te na re­co­lha dos re­gis­tos do “Res­ga­te da me­mó­ria anó­ni­ma dos He­róis de Angola e Uru­guai”, co­mo for­ma de con­so­li­dar a cul­tu­ra da paz en­tre os dois paí­ses e enal­te­cer o es­pí­ri­to de ir­man­da­de dos uru­guai­os com o po­vo an­go­la­no.

O di­plo­ma­ta uru­guaio su­bli­nhou que é ne­ces­sá­rio en­ca­rar a cul­tu­ra co­mo por­ta de en­tra­da pa­ra ou­tros do­mí­ni­os de co­o­pe­ra­ção e de­sen­vol­ver os vín­cu­los bi­la­te­rais, com prin­ci­pal in­ci­dên­cia na de­fe­sa e pre­ser­va­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos.

Na oca­sião, Ca­ro­li­na Cer­quei­ra ma­ni­fes­tou a dis­po­ni­bi­li­da­de do Mi­nis­té­rio da Cul­tu­ra em es­trei­tar as re­la­ções de co­o­pe­ra­ção atra­vés do intercâmbio cul­tu­ral e for­ma­ção de qua­dros.

Ca­ro­li­na Cer­quei­ra agra­de­ceu a con­tri­bui­ção do Uru­guai no pro­ces­so de re­cons­tru­ção na­ci­o­nal em to­dos os do­mí­ni­os.

PAU­LO MULAZA

Ca­ro­li­na Cer­quei­ra ma­ni­fes­tou dis­po­ni­bi­li­da­de do seu pe­lou­ro pa­ra es­trei­tar a co­o­pe­ra­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.