Po­ten­ci­a­li­da­des da Po­ló­nia são apre­sen­ta­das no Na­mi­be

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O embaixador da Po­ló­nia em Angola, Pi­o­tr Mys­liwi­ec, pro­fe­re ho­je no Na­mi­be uma palestra so­bre as po­ten­ci­a­li­da­des eco­nó­mi­cas, so­ci­ais e cul­tu­rais do seu país, no qua­dro de uma vi­si­ta que efec­tua des­de terça-fei­ra àque­la pro­vín­cia.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa na terça-fei­ra após um en­con­tro com o go­ver­na­dor do Na­mi­be, o di­plo­ma­ta po­la­co re­al­çou a im­por­tân­cia da cons­tru­ção, na­que­la pro­vín­cia, da Aca­de­mia de Pes­ca e Ci­ên­ci­as do Mar. A aca­de­mia, cu­jas obras en­con­tram-se na fa­se fi­nal, é, se­gun­do Pi­o­tr Mys­liwi­ec, o mai­or em­pre­en­di­men­to que o seu país co­nhe­ceu, no âm­bi­to da co­o­pe­ra­ção com Angola.

Além da Aca­de­mia de Pes­ca, acres­cen­tou, es­pe­ra ver nes­ta pro­vín­cia o es­trei­ta­men­to de re­la­ções de ne­gó­ci­os en­tre os em­pre­sá­ri­os angolanos e po­la­cos, em di­ver­sas áre­as. “Es­pe­ro ver ou­tros em­pre­sá­ri­os po­la­cos dis­po­ni­bi­li­za­rem a sua tec­no­lo­gia nos di­ver­sos do­mí­ni­os, apro­vei­tan­do as po­ten­ci­a­li­da­des da pro­vín­cia do Na­mi­be, em par­ti­cu­lar a ci­da­de de Mo­çâ­me­des”, dis­se. De acor­do com o embaixador po­la­co, além do pro­jec­to da Aca­de­mia de Pes­ca e Ci­ên­ci­as do Mar, a Po­ló­nia pre­ten­de es­trei­tar no Na­mi­be la­ços de co­o­pe­ra­ção nou­tros sec­to­res, co­mo a tec­no­lo­gia, co­nhe­ci­men­to ci­en­tí­fi­co, cul­tu­ral, tu­ris­mo, agri­cul­tu­ra e pes­cas.

Se­gun­do ain­da Pi­o­tr Mys­liwi­ec, há a pos­si­bi­li­da­de de uma co­o­pe­ra­ção com a ge­mi­na­ção das ci­da­des de Mo­çâ­me­des, pro­vín­cia do Na­mi­be, e de Gdask, pro­vín­cia po­la­ca de Po­me­râ­nia, lo­ca­li­za­da na foz do Vís­tu­la, com uma po­pu­la­ção es­ti­ma­da em 460 mil ha­bi­tan­tes.

As­se­gu­rou que a fu­tu­ra Aca­de­mia de Pes­ca e Ci­ên­ci­as es­tá em con­di­ções de ar­ran­car a par­tir do pró­xi­mo ano lec­ti­vo, uma vez que o re­cru­ta­men­to de do­cen­tes se en­con­tra em es­ta­do avan­ça­do e ul­ti­mam-se os pre­pa­ra­ti­vos pro­to­co­la­res, pa­ra os pre­si­den­tes de Angola e da Po­ló­nia pro­ce­de­rem à inau­gu­ra­ção da re­fe­ri­da in­fra-es­tru­tu­ra.

A eco­no­mia da Po­ló­nia é uma que mais cres­ce den­tro da União Eu­ro­peia. Por ter um mer­ca­do in­ter­no for­te, mo­e­da fle­xí­vel e não ser de­pen­den­te de um úni­co sec­tor de ex­por­ta­ção, é a úni­ca eco­no­mia eu­ro­peia que con­se­guiu evi­tar a re­ces­são de 2008-2009.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.