Trump aba­la mer­ca­dos

Jornal de Angola - - MUNDO -

Nu­ma al­tu­ra em que a can­di­da­ta de­mo­cra­ta Hil­lary Clin­ton e o can­di­da­to re­pu­bli­ca­no Do­nald Trump apre­sen­tam os ar­gu­men­tos fi­nais an­tes da elei­ção pre­si­den­ci­al dos Es­ta­dos Uni­dos, que se re­a­li­zam na pró­xi­ma se­ma­na, os mer­ca­dos fi­nan­cei­ros fo­ram aba­la­dos na quar­ta-fei­ra após pes­qui­sas de in­ten­ção de vo­to mos­tra­rem uma dis­pu­ta ca­da vez mais aper­ta­da pa­ra a Ca­sa Bran­ca.

Ape­sar de a mai­or par­te das son­da­gens nos EUA apon­ta­rem pa­ra uma vi­tó­ria de Hil­lary Clin­ton, a can­di­da­ta de­mo­cra­ta per­deu a van­ta­gem con­for­tá­vel que ti­nha no fim do mês pas­sa­do, e in­ves­ti­do­res co­me­çam a con­si­de­rar a pos­si­bi­li­da­de de o mag­na­ta re­pu­bli­ca­no de No­va Ior­que ven­cer as elei­ções pre­si­den­ci­ais de ter­ça-fei­ra.

Ac­ções glo­bais, o dó­lar e o pre­ço do pe­tró­leo caí­ram na quar­ta-fei­ra, en­quan­to ac­ti­vos se­gu­ros co­mo o ou­ro e o fran­co suí­ço su­bi­ram à me­di­da que in­ves­ti­do­res se mos­tra­ram ner­vo­sos so­bre a cam­pa­nha.

“A ex­pec­ta­ti­va sem­pre foi que os pre­pa­ra­ti­vos pa­ra as elei­ções pre­si­den­ci­ais se­ri­am in­ten­sos, mas os even­tos dos úl­ti­mos di­as têm se­ri­a­men­te afec­ta­do o sen­ti­men­to dos in­ves­ti­do­res”, afir­mou Craig Er­lam, ana­lis­ta de mer­ca­do da Oan­da, em Lon­dres. A an­si­e­da­de dos in­ves­ti­do­res agra­vou-se nas úl­ti­mas ses­sões de­vi­do ao ce­ná­rio ca­da vez me­nos im­pro­vá­vel de uma vi­tó­ria do can­di­da­to Do­nald Trump fren­te à in­cer­te­za so­bre a sua po­si­ção em re­la­ção a te­mas co­mo po­lí­ti­ca ex­ter­na, re­la­ções co­mer­ci­ais e imi­gran­tes. An­ti­ga pri­mei­ra-da­ma dos EUA Hil­lary Clin­ton é vis­ta pe­los mer­ca­dos co­mo “a can­di­da­ta do sta­tus quo”.

Do­nald Trump, que nun­ca con­cor­re­ra a um car­go elec­ti­vo, tem fei­to uma cam­pa­nha com pro­pos­tas de re­ver pac­tos co­mer­ci­ais e cons­truir um mu­ro na fron­tei­ra com o Mé­xi­co.

Um le­van­ta­men­to do mer­ca­do fei­to pe­la agên­cia de no­tí­ci­as Reu­ters no mês pas­sa­do mos­trou que a mai­o­ria dos ana­lis­tas pre­vê que as ac­ções nor­te-ame­ri­ca­nas iam ter de­sem­pe­nho me­lhor num Go­ver­no de Hil­lary Clin­ton do que nu­ma Ad­mi­nis­tra­ção Trump.

As ac­ções nos EUA fe­cha­ram em bai­xa na quar­ta de­pois que o FED, o Ban­co Cen­tral nor­te-ame­ri­ca­no, man­te­ve a ta­xa de ju­ros sem mu­dan­ças, mas si­na­li­zou que po­dia au­men­tá-la em De­zem­bro.

A re­du­ção, des­de a se­ma­na pas­sa­da, da van­ta­gem de Hil­lary Clin­ton so­bre Do­nald Trump são con­sequên­ci­as do re­tor­no da po­lé­mi­ca so­bre o uso que a an­ti­ga se­cre­tá­ria nor­te-ame­ri­ca­na de Es­ta­do fez de um ser­vi­dor pri­va­do de emails quan­do exer­cia o car­go.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.