Fun­do So­be­ra­no de An­go­la fi­nan­cia pro­jec­to pe­cuá­rio

Jornal de Angola - - MUNDO -

Cam­po­ne­ses de no­ve mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia do Bié vão be­ne­fi­ci­ar, no pró­xi­mo ano, de 350 ca­be­ças de ga­do bo­vi­no des­ti­na­das à reprodução da ra­ça e ao fo­men­to da agri­cul­tu­ra na re­gião, nu­ma ac­ção fi­nan­ci­a­da pe­lo Fun­do So­be­ra­no de An­go­la e re­a­li­za­da pe­la Or­ga­ni­za­ção Não-Go­ver­na­men­tal Pe­o­ple In Ne­ed.

A in­for­ma­ção foi pres­ta­da na quar­ta-fei­ra, à An­gop, na ci­da­de do Cui­to, pe­lo res­pon­sá­vel do pro­gra­ma agrí­co­la da or­ga­ni­za­ção, Jo­nathan Do­mar­le, quan­do pro­ce­dia à en­tre­ga de 21 ca­be­ças de ga­do bo­vi­no a no­ve be­ne­fi­ciá­ri­os, ac­ção que se en­qua­dra na pri­mei­ra fa­se. O ges­to abran­geu agri­cul­to­res de du­as al­dei­as da re­gião. Jo­nathan Do­mar­le adi­an­tou que a en­tre­ga do ga­do, en­qua­dra-se tam­bém no pro­jec­to de se­gu­ran­ça ali­men­tar e nu­tri­ci­o­nal das co­mu­ni­da­des.

Pa­ra a ma­te­ri­a­li­za­ção do pro­gra­ma, os be­ne­fi­ciá­ri­os pas­sam a re­ce­ber se­ma­nal­men­te ac­ções for­ma­ti­vas so­bre o ga­do pa­ra a trac­ção ani­mal, ges­tão, ali­men­ta­ção e tra­ta­men­to ve­te­ri­ná­rio pa­ra ga­ran­tir e fa­ci­li­tar o au­men­to da pro­du­ção que ca­da cam­po­nês vai cul­ti­var.

O ve­te­ri­ná­rio da Di­rec­ção da Agri­cul­tu­ra e De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral e Pes­cas, Do­min­gos Ngue­ve, em no­me do Go­ver­no, sau­dou o ges­to e as­se­gu­rou que os ani­mais es­tão sau­dá­veis pa­ra a reprodução e pa­ra agri­cul­tu­ra com ca­pa­ci­da­de pa­ra se adap­ta­rem ao am­bi­en­te da re­gião.

A be­ne­fi­ciá­ria, Do­min­gas Lus­sa­ti, en­co­ra­jou a Pe­o­ple In Ne­ed a pros­se­guir na sua ac­ção, de for­ma a abran­ger mais cam­po­ne­ses, o que, se­gun­do ela, vai con­tri­buir pa­ra a re­po­vo­a­ção da es­pé­cie, bem co­mo o au­men­to da pro­du­ção agrí­co­la.

O pro­jec­to de ac­ção de se­gu­ran­ça ali­men­tar e nu­tri­ci­o­nal tem co­mo fo­co me­lho­rar as prá­ti­cas agrí­co­las, di­ver­si­fi­car os cul­ti­vos e de­sen­vol­ver cul­tu­ras de al­to va­lor nu­tri­ci­o­nal.

O cro­no­gra­ma pos­sui uma com­po­nen­te de nu­tri­ção di­rec­ci­o­na­da pa­ra a pro­gres­são das po­pu­la­ções, prin­ci­pal­men­te, cri­an­ças me­no­res de cin­co anos de ida­de, mu­lhe­res grá­vi­das e mães lac­tan­tes.

Es­te tra­ba­lho vi­sa es­ti­mu­lar o au­men­to das áre­as das la­vras cul­ti­va­das, me­lho­rar a ges­tão da fer­ti­li­da­de por meio da pre­pa­ra­ção de com­pos­to e aju­dar os pro­du­to­res a ca­pi­ta­li­zar e de­sen­vol­ver os seus sis­te­mas de pro­du­ção agrí­co­la.

O pro­jec­to cria fon­tes de ren­di­men­to e é de­sen­vol­vi­do em 45 al­dei­as de qua­tro mu­ni­cí­pi­os das pro­vín­ci­as do Bié e do Hu­am­bo, num to­tal de 24 mil be­ne­fi­ciá­ri­os.

A Pe­o­ple In Ne­ed é uma or­ga­ni­za­ção não-go­ver­na­men­tal com ori­gem na Re­pú­bli­ca Che­ca e for­ne­ce as­sis­tên­cia hu­ma­ni­tá­ria e de de­sen­vol­vi­men­to em mais de 20 paí­ses, tra­ba­lha em An­go­la des­de 2006 nos sec­to­res da edu­ca­ção, agri­cul­tu­ra, saú­de, nu­tri­ção, sa­ne­a­men­to e hi­gi­e­ne, gé­ne­ro e so­ci­e­da­de ci­vil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.