Fa­mí­li­as ga­nham sus­ten­to na agri­cul­tu­ra em Ca­bin­da

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - ALE­XA SONHI |

Um to­tal de 1.170 fa­mí­li­as de áre­as ru­rais da Pro­vín­cia de Ca­bin­da al­can­ça­ram a au­to-su­fi­ci­ên­cia, na sequên­cia de um pro­jec­to de se­gu­ran­ça ali­men­tar, exe­cu­ta­do du­ran­te três anos com fi­nan­ci­a­men­to de 500 mil eu­ros ce­di­dos pe­la União Eu­ro­peia.

A in­for­ma­ção foi on­tem avan­ça­da pe­la lí­der da ONG Aju­da de De­sen­vol­vi­men­to de Po­vo pa­ra Po­vo, co­or­de­na­do­ra do pro­jec­to, em par­ce­ria com a Fun­da­ção de Es­pa­nha Po­vo pa­ra Po­vo, no ac­to de en­cer­ra­men­to do pro­jec­to.

Rik­ke Viholm in­for­mou que as fa­mí­li­as ru­rais fo­ram or­ga­ni­za­das em clu­bes de agri­cul­to­res, ca­da um dos qu­ais in­te­gra­do por 50 fa­mí­li­as, o que per­mi­tiu a me­lho­ria da se­gu­ran­ça ali­men­tar, a re­du­ção da po­bre­za e a pro­mo­ção do de­sen­vol­vi­men­to ru­ral. Rik­ke Viholm sa­li­en­tou que, no âm­bi­to do pro­je­to, os clu­bes de agri­cul­to­res be­ne­fi­ci­a­ram de uma for­ma­ção so­bre mé­to­do de bai­xo cus­to e em­pre­en­de­do­ris­mo, a fim de me­lho­ra­rem a pro­du­ção e ter aces­so a apoio téc­ni­co.

A pre­si­den­te do con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção da ADPP acen­tu­ou que o pro­jec­to de se­gu­ran­ça ali­men­tar co­me­çou a ser exe­cu­ta­do em Fe­ve­rei­ro de 2013 e ter­mi­nou em Ju­lho des­te ano. Du­ran­te os três anos, fo­ram dis­tri­buí­dos 1.015 kits de uten­sí­li­os agrí­co­las e se­men­tes aos 20 clu­bes cons­ti­tuí­dos. O pro­jec­to so­ci­al dis­tri­buiu ain­da 59 elec­tro­bom­bas pa­ra a me­lho­ria dos sis­te­mas de ir­ri­ga­ção das hor­tas, além de ter per­mi­ti­do a cons­tru­ção de 20 pe­que­nos ar­ma­zéns pa­ra o acon­di­ci­o­na­men­to dos pro­du­tos cul­ti­va­dos.

O pro­jec­to in­cluiu a dis­tri­bui­ção de 539 ani­mais, en­tre pa­tos e ga­do bo­vi­no e suí­no, que, de­pois da reprodução, são trans­fe­ri­dos pa­ra ou­tras fa­mí­li­as a fim de be­ne­fi­ci­ar mais pes­so­as.

No ce­ri­mó­nia de en­cer­ra­men­to do pro­jec­to, a re­pre­sen­tan­te da União Eu­ro­peia, Su­za­na Martins, dis­se que, com o fi­nan­ci­a­men­to, a UE con­tri­buiu pa­ra a me­lho­ria da se­gu­ran­ça ali­men­tar e nu­tri­ci­o­nal de co­mu­ni­da­des da pro­vín­cia de Ca­bin­da e pa­ra o au­men­to da pro­du­ção e diversificação da eco­no­mia.

O lí­der dos cam­po­ne­ses de Ca­bin­da, Jo­sé Le­lo, re­co­nhe­ceu que, na sequên­cia da for­ma­ção téc­ni­ca, os agri­cul­to­res da pro­vín­cia de Ca­bin­da tra­ba­lham ago­ra me­lhor, por te­rem apren­di­do no­vas téc­ni­cas agrí­co­las so­bre co­mo pre­pa­rar a ter­ra, ali­nhar as plan­tas, me­lho­rar a fer­ti­li­da­de do so­lo e usar al­gu­mas tec­no­lo­gi­as no­vas, co­mo o sis­te­ma de ir­ri­ga­ção go­ta-a-go­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.