Elin­ga exi­be o es­pec­tá­cu­lo pre­mi­a­do no Rio de Ja­nei­ro

Jornal de Angola - - CULTURA - RO­QUE SILVA |

A com­pa­nhia Elin­ga Te­a­tro apre­sen­ta ho­je e ama­nhã, às 20h00 ho­ras, na sua sa­la de ac­ti­vi­da­des ar­tís­ti­cas, na bai­xa lu­an­den­se, a pe­ça “A mu­lher sem pe­ca­do”, con­sa­gra­do Es­pec­tá­cu­lo Re­ve­la­ção, na úl­ti­ma edi­ção do Fes­ti­val de Te­a­tro da Lín­gua Por­tu­gue­sa (FESTLIP), no Rio de Ja­nei­ro.

A pe­ça foi exi­bi­da on­tem no mes­mo es­pa­ço, nu­ma exi­bi­ção que mar­cou a re­a­ber­tu­ra do Te­a­tro Elin­ga, in­ter­di­to por mais de um ano pa­ra obras de me­lho­ri­as.

“A mu­lher sem pe­ca­do” é uma adap­ta­ção de Jo­sé Me­na Abrantes, ao li­vro do dra­ma­tur­go bra­si­lei­ro Nelson Ro­dri­gues, que pro­põe um mis­tu­ra cé­ni­ca com ele­men­tos dra­má­ti­cos, te­má­ti­cos e poé­ti­cos atra­vés da his­tó­ria de um ho­mem com de­fi­ci­ên­cia que per­de a mu­lher por ciú­mes do­en­ti­os.

A pe­ça tem 1h30 mi­nu­tos e re­tra­ta o re­la­ci­o­na­men­to con­ju­gal con­tur­ba­do de Ole­gá­rio e Lí­dia, in­va­di­da pe­lo ciúme. O ca­sal vi­ve uma re­la­ção ata­ca­da pe­las pa­ra­nói­as do es­po­so, que pas­sa a con­tra­tar pes­so­as pa­ra vi­gi­ar a par­cei­ra aon­de quer que ela vá por acre­di­tar que a mu­lher lhe é in­fi­el.

Ole­gá­rio é um ma­ri­do ex­tre­ma­men­te in­se­gu­ro, mo­ti­vo pe­lo qual a sua bela es­po­sa o aban­do­na por re­ceio das con­sequên­ci­as re­sul­tan­tes da des­con­fi­an­ça do com­pa­nhei­ro.

Di­rec­tor, ce­nó­gra­fo e res­pon­sá­vel pe­la adap­ta­ção do es­pec­tá­cu­lo, Jo­sé Me­na Abrantes pas­seia pe­lo en­re­do do trágico quo­ti­di­a­no do ca­sal atra­vés de uma fal­sa di­co­to­mia. O elen­co da pe­ça con­ta com Cor­reia Adão, Nza­di, Ado­ra­do Ma­ra, Vir­gí­lio Ca­pom­ba, Cláudia Pu­cu­ta, Ho­nó­rio San­tos, Ma­da­le­no Fon­se­ca, Na­ni Pe­rei­ra e Deth Mu­kin­da.

O es­pec­tá­cu­lo foi es­tre­a­do em An­go­la no Cir­cui­to In­ter­na­ci­o­nal de Te­a­tro (CIT), re­a­li­za­do de 1 de Ju­lho a 17 de Se­tem­bro, na Cen­tra­li­da­de do Ki­lam­ba, em Lu­an­da, e que te­ve a par­ti­ci­pa­ção de mais de 40 com­pa­nhi­as na­ci­o­nais, de Mo­çam­bi­que, do Bra­sil, da Itá­lia, de Por­tu­gal e da Ale­ma­nha.

DR

Pe­ça foi exi­bi­da três ve­zes no Fes­ti­val de Te­a­tro da Lín­gua Por­tu­gue­sa ten­do si­da pre­mi­a­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.