Lí­der dos ra­di­cais ape­la à re­sis­tên­cia

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O lí­der do gru­po ra­di­cal Es­ta­do Is­lâ­mi­co, Abu Ba­kr al-Bagh­da­di, ape­lou on­tem aos seus com­ba­ten­tes pa­ra que re­sis­tam em Mos­sul, on­de as tro­pas ira­qui­a­nas já en­tra­ram em al­guns su­búr­bi­os da ci­da­de.

“Não se re­ti­rem”, afir­ma uma voz, apre­sen­ta­da co­mo per­ten­cen­te ao lí­der da­que­le gru­po, nu­ma men­sa­gem áu­dio di­vul­ga­da on­tem pe­los ca­nais do gru­po ter­ro­ris­ta.

“De­fen­der o vos­so ter­re­no com hon­ra é mi­lha­res de ve­zes me­lhor do que re­ti­rar em ver­go­nha”, afir­mou du­ran­te a men­sa­gem, que é a sua pri­mei­ra em mais de um ano.

Du­as se­ma­nas de­pois de co­me­çar a ofen­si­va ira­qui­a­na pa­ra re­to­mar Mos­sul, a se­gun­da ci­da­de do país e bas­tião do Es­ta­do Is­lâ­mi­co, as for­ças go­ver­na­men­tais ira­qui­a­nas es­tão ago­ra a pou­cas cen­te­nas de me­tros dos li­mi­tes ex­te­ri­o­res da ci­da­de, de­fen­di­da por mi­lha­res de jiha­dis­tas.

Uni­da­des de eli­te an­ti­ter­ro­ris­ta do exér­ci­to ira­qui­a­no avan­ça­ram na se­gun­da-fei­ra, sob fo­go de mor­tei­ro, pa­ra os su­búr­bi­os na zo­na les­te de Mos­sul.

Mais de 239 re­fu­gi­a­dos mor­re­ram afo­ga­dos em dois nau­frá­gi­os on­tem no Me­di­ter­râ­neo, ao lar­go da Lí­bia, in­for­ma­ram res­pon­sá­veis de ser­vi­ços de mi­gra­ções. Pe­lo me­nos 110 pes­so­as mor­re­ram num pri­mei­ro nau­frá­gio, ao lar­go da Lí­bia, de uma em­bar­ca­ção que trans­por­ta­va cer­ca de 140 pes­so­as, dis­se à AFP uma por­ta-voz ACNUR, Car­lot­ta Sa­mi, ci­tan­do tes­te­mu­nhos de so­bre­vi­ven­tes. “Ape­nas 29 pes­so­as so­bre­vi­ve­ram”, dis­se.

Pe­lo me­nos três pes­so­as mor­re­ram no con­tur­ba­do sul da Tai­lân­dia na sequên­cia de uma sé­rie de aten­ta­dos per­pe­tra­dos após a che­ga­da de uma de­le­ga­ção de ne­go­ci­a­do­res do go­ver­no à re­gião, in­for­ma­ram on­tem fon­tes mi­li­ta­res. Uma de­ze­na de ata­ques, in­cluin­do bom­bas, ti­ro­tei­os e ac­tos de fo­go pos­to, ocor­reu na noi­te de quar­ta-fei­ra nas pro­vín­ci­as de Songkh­la, Na­rathiwat e Pat­ta­ni, dis­se Yutha­na Pet­ch­mu­ang, por­ta-voz do Co­man­do de Ope­ra­ções de Se­gu­ran­ça In­ter­na da re­gião à agên­cia Efe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.