Vi­ce-Pre­si­den­te con­fe­re pos­se a as­ses­sor

Jornal de Angola - - POLÍTICA - JO­SI­NA DE CAR­VA­LHO|

O Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ma­nu­el Vi­cen­te, con­fe­riu pos­se, on­tem, ao seu as­ses­sor pa­ra os As­sun­tos So­ci­ais, Agos­ti­nho Pe­dro An­tó­nio, so­ció­lo­go e an­ti­go fun­ci­o­ná­rio dos Ser­vi­ços de Apoio à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca até à da­ta da sua no­me­a­ção ao no­vo car­go.

Ma­nu­el Vi­cen­te ex­pli­cou que o no­vo as­ses­sor pre­en­che a va­ga dis­po­ní­vel no seu Ga­bi­ne­te, no qua­dro da úl­ti­ma re­mo­de­la­ção go­ver­na­men­tal. Quan­to às ta­re­fas, re­fe­riu que Agos­ti­nho Pe­dro An­tó­nio es­tá fa­mi­li­a­ri­za­do com o tra­ba­lho, ten­do em con­ta que fez par­te dos Ser­vi­ços de Apoio à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca.

O ac­to de em­pos­sa­men­to foi pre­sen­ci­a­do pe­lo mi­nis­tro e che­fe da Ca­sa Ci­vil do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ma­nu­el da Cruz Ne­to, pe­lo mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Pin­da Si­mão, pe­los se­cre­tá­ri­os de Es­ta­do da Saú­de, Eleu­té­rio Hi­vi­likwa, e da Rein­ser­ção So­ci­al, Ana Pau­la Cor­reia Vic­tor, por di­rec­to­res e as­ses­so­res do Vi­ce-Pre­si­den­te.

Agos­ti­nho Pe­dro An­tó­nio dis­se que tra­ba­lha com ba­se no pro­gra­ma de go­ver­na­ção do Exe­cu­ti­vo pa­ra 2013-2017, dan­do con­ti­nui­da­de às ac­ções re­a­li­za­das por vá­ri­os de­par­ta­men­tos mi­nis­te­ri­ais li­ga­dos ao sec­tor so­ci­al, em que se des­ta­ca o com­ba­te à po­bre­za.

A to­ma­da de pos­se do as­ses­sor pa­ra os As­sun­tos So­ci­ais acon­te­ce dois di­as após o re­gres­so do Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ma­nu­el Vi­cen­te, do Bra­sil, on­de re­pre­sen­tou o Pre­si­den­te Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos na Ci­mei­ra dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Co­mu­ni­da­de dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa (CPLP).

O en­con­tro dis­cu­tiu a “No­va Vi­são Es­tra­té­gi­ca da CPLP”que pre­ten­de do­tar a or­ga­ni­za­ção de mai­or in­ter­ven­ção pa­ra co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca, em­pre­sa­ri­al e iden­ti­fi­ca­ção de pos­sí­veis me­ca­nis­mos pa­ra a atrac­ção de in­ves­ti­men­to e ne­gó­ci­os no es­pa­ço co­mu­ni­tá­rio, além da va­lo­ri­za­ção da di­men­são do por­tu­guês, co­mo lín­gua de co­nhe­ci­men­to e de ino­va­ção. O Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca dis­se que a de­le­ga­ção an­go­la­na saiu de Bra­sí­lia com “bo­as im­pres­sões, na me­di­da em que os tra­ba­lhos fo­ram fei­tos com efi­ci­ên­cia e per­mi­ti­ram ti­rar bo­as ila­ções em ter­mos de co­mo con­du­zir os tra­ba­lhos da or­ga­ni­za­ção no fu­tu­ro”, pa­ra acres­cen­tar que to­da a agen­da e pro­gra­ma­ção apro­va­da são ani­ma­do­ras pa­ra o fu­tu­ro da or­ga­ni­za­ção.

Ma­nu­el Vi­cen­te fa­lou da mo­bi­li­da­de no es­pa­ço da CPLP e lem­brou que, em­bo­ra não te­nha si­do con­clu­si­vo, é um te­ma que de­ve ser tra­ba­lha­do e que de­pois dis­so os re­sul­ta­dos vão es­tar à vis­ta.

JOÃO GO­MES

Agos­ti­nho Pe­dro An­tó­nio as­si­nou o li­vro de pos­se di­an­te do Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.