Di­ag­nos­ti­ca­dos mi­lha­res de ca­sos de mal­nu­tri­ção

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - JUSTINO VI­TO­RI­NO |

Um to­tal 1.195 ca­sos de mal­nu­tri­ção fo­ram di­ag­nos­ti­ca­dos en­tre os me­ses de Ja­nei­ro e Se­tem­bro des­te ano, no Hu­am­bo, em cri­an­ças dos ze­ro aos cin­co anos, re­ve­lou, na quin­ta-fei­ra, a su­per­vi­so­ra pro­vin­ci­al do Pro­gra­ma de Nu­tri­ção.

Ade­lai­de Car­la in­for­mou que dos ca­sos re­gis­ta­dos du­ran­te es­te pe­río­do, 1.123 fo­ram aten­di­dos e cu­ra­dos e 98 re­sul­ta­ram em óbi­tos, da­do a si­tu­a­ção de gra­vi­da­de em se en­con­tra­vam.

Ade­lai­de Car­la ca­rac­te­ri­za de gra­ve o qua­dro ac­tu­al e dis­se que pa­ra ate­nu­ar a si­tu­a­ção o Pro­gra­ma de Nu­tri­ção es­tá a for­mar qua­dros de vi­gi­lân­cia nu­tri­ci­o­nal, uma vez que o nú­me­ro de cri­an­ças que so­frem da do­en­ça ten­de a au­men­tar.

A su­per­vi­so­ra do Pro­gra­ma de Nu­tri­ção re­co­nhe­ceu que mui­tas mãe con­tri­bu­em pa­ra es­te mal, por­que os seus be­bés dei­xam de ama­men­tar ce­do, ten­do, pa­ra tal, so­li­ci­ta­do que se dê, pe­lo me­nos, mais tem­po, ou se­ja, até aos dois anos.

“O alei­ta­men­to é ex­clu­si­vo até aos seis me­ses e só de­pois é que as mães de­vem dar ou­tros ali­men­tos ao be­bé que, a prin­cí­pio, de­ve ser des­ma­ma­do com dois anos de ida­de, evi­tan­do, des­te mo­do, ca­sos de do­en­ças di­ar­rei­cas agu­das, ma­lá­ria e res­pi­ra­tó­ri­as agu­das”, es­cla­re­ceu.

Se­gun­do ela, o des­ma­me pre­co­ce e a má ali­men­ta­ção dos me­no­res, por ne­gli­gên­cia ou ig­no­rân­cia dos pais e en­car­re­ga­dos de edu­ca­ção, es­tão na ba­se da má nu­tri­ção, cu­jos ca­sos são pro­ve­ni­en­tes, mai­o­ri­ta­ri­a­men­te, das zo­nas ru­rais.

Na Pro­vín­cia do Hu­am­bo, ca­da mu­ni­cí­pio con­ta com um cen­tro es­pe­ci­al de tra­ta­men­to da mal­nu­tri­ção, além de um ou­tro am­bu­la­tó­rio mon­ta­do es­pe­ci­al­men­te pa­ra des­con­ges­ti­o­nar as 13 uni­da­des de te­ra­pia es­pe­ci­al e aten­der ca­sos li­gei­ros.

Ade­lai­de Car­la mos­trou-se pre­o­cu­pa­da com a de­mo­ra da en­tra­da em fun­ci­o­na­men­to des­tes cen­tros por fal­ta de su­pri­men­tos nu­tri­ci­o­nais, mas acre­di­ta que tão-lo­go as con­di­ções me­lho­rem po­dem aju­dar a di­mi­nuir os ca­sos que se re­gis­tam na pro­vín­cia.

Um to­tal de dez téc­ni­cos fo­ram ca­pa­ci­ta­dos, es­te ano, na pro­vín­cia do Hu­am­bo, em di­ag­nós­ti­co e tra­ta­men­to da mal­nu­tri­ção se­ve­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.