Pro­vín­cia da Huí­la aco­lhe Dia Na­ci­o­nal

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS -

A pro­vín­cia da Huí­la aco­lhe, a 22 des­te mês, o ac­to cen­tral do Dia Na­ci­o­nal do Edu­ca­dor, a de­cor­rer sob o le­ma “Pe­la Qua­li­fi­ca­ção Pro­fis­si­o­nal do Pro­fes­sor, Ru­mo ao De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel de An­go­la”.

As jor­na­das de co­me­mo­ra­ção do Dia do Edu­ca­dor fo­ram aber­tas ofi­ci­al­men­te na ter­ça-fei­ra, com a apre­sen­ta­ção e mas­si­fi­ca­ção das zo­nas de in­fluên­ci­as pe­da­gó­gi­cas (ZIP), pa­ra além de vi­si­tas a es­co­las pú­bli­cas da co­mu­na da Huí­la.

As co­me­mo­ra­ções in­clu­em o es­cla­re­ci­men­to so­bre a con­ces­são de cré­di­tos ban­cá­ri­os jun­to dos fun­ci­o­ná­ri­os do sec­tor da Edu­ca­ção pe­los ban­cos co­mer­ci­ais lo­cais e apre­sen­ta­ção dos re­sul­ta­dos do es­tu­do so­bre o aban­do­no es­co­lar na pro­vín­cia da Huí­la.

Es­tá pre­vis­ta a apre­sen­ta­ção pre­li­mi­nar dos re­sul­ta­dos da ela­bo­ra­ção da Carta Es­co­lar da Pro­vín­cia e uma pa­les­tra su­bor­di­na­da ao te­ma “De­sa­fi­os da In­clu­são Es­co­lar na Huí­la”.

A Pro­vín­cia da Huí­la con­ta com 19.195 pro­fes­so­res, que lec­ci­o­nam em 1.826 es­co­las, que cor­res­pon­dem a mais de seis mil sa­las de au­las.

A 22 de No­vem­bro de 1977, o pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la, An­tó­nio Agos­ti­nho Ne­to, de­cla­rou aber­ta da cam­pa­nha de al­fa­be­ti­za­ção, na fá­bri­ca Tex­tang II, em Lu­an­da. Em 1978, a da­ta foi ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­do co­mo Dia Na­ci­o­nal do Edu­ca­dor .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.