An­go­la e Es­ta­dos Uni­dos em tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as

Jornal de Angola - - CULTURA -

O in­ter­câm­bio cul­tu­ral en­tre An­go­la e os Es­ta­dos Uni­dos, com par­ti­cu­lar re­al­ce pa­ra a for­ma­ção ar­tís­ti­ca de agen­tes cul­tu­rais an­go­la­nos, cons­ti­tuiu quin­ta­fei­ra, o des­ta­que do en­con­tro en­tre a mi­nis­tra da Cultura, Ca­ro­li­na Cerqueira, e a em­bai­xa­do­ra nor­te-ame­ri­ca­na, He­len la Li­me.

Du­ran­te uma au­di­ên­cia con­ce­di­da pe­la mi­nis­tra Ca­ro­li­na Cerqueira, a di­plo­ma­ta nor­te-ame­ri­ca­na ma­ni­fes­tou a in­ten­ção de ar­ti­cu­lar-se com a Aca­de­mia de Ar­te Nor­te-Ame­ri­ca­na e ou­tras ins­ti­tui­ções li­ga­das à for­ma­ção ar­tís­ti­ca a pos­si­bi­li­da­de de in­ter­câm­bio nos vá­ri­os do­mí­ni­os, bem co­mo a tro­ca de ex­pe­ri­ên­cia en­tre agen­tes cul­tu­rais nor­te-ame­ri­ca­nos e an­go­la­nos.

He­len la Li­me afir­mou que es­tes de­si­de­ra­tos po­dem abrir por­tas pa­ra o pro­du­tor cul­tu­ral an­go­la­no no mer­ca­do nor­te-ame­ri­ca­no, con­tri­buin­do, des­ta for­ma, pa­ra o cres­ci­men­to da in­dús­tria cul­tu­ral an­go­la­na, no âm­bi­to da di­ver­si­fi­ca­ção da economia.

A di­plo­ma­ta apro­vei­tou a oca­sião, pa­ra apre­sen­tar à mi­nis­tra da Cultura o pro­gra­ma de ac­ti­vi­da­des do gru­po Words­mith, que tem uma ac­tu­a­ção em An­go­la mar­ca­da pa­ra o dia 8 des­te mês no Com­ple­xo das Es­co­las de Ar­tes (Ce­ar­tes) e na Ca­sa da Cultura Njin­ga Mban­de, em Lu­an­da, aquan­do da sua vi­si­ta ao país. O qu­ar­te­to é com­pos­to por Anthony Par­ker “Word­mith” o seu prin­ci­pal vo­ca­lis­ta e ros­to. Ou­tros in­te­gran­tes são Ka­re­en Thomp­son, ba­te­ris­ta; Henry Ro­se (bai­xo) e Da­ni­el Wa­ch­ter (per­cus­si­o­nis­ta). Words­mith é um mo­vi­men­to mun­di­al sem­pre pro­fis­si­o­nal e em ex­pan­são ba­se­a­do em Bal­ti­mo­re, Mary­land.

Por seu tur­no, Ca­ro­li­na Cerqueira des­ta­cou a ne­ces­si­da­de de um mai­or in­cre­men­to do in­ter­câm­bio cul­tu­ral, com par­ti­cu­lar des­ta­que pa­ra o mer­ca­do mu­si­cal, ten­do em con­ta que a pro­du­ção dis­co­grá­fi­ca em An­go­la tem si­do mui­to dis­pen­di­o­sa de­vi­do à au­sên­cia de uma in­dús­tria for­te li­ga­da ao re­fe­ri­do seg­men­to ar­tís­ti­co no nos­so país.

A go­ver­nan­te des­ta­cou, na oca­sião, as van­ta­gens de uma co­o­pe­ra­ção e do in­ter­câm­bio da for­ma­ção no do­mí­nio dos mu­seus, bi­bli­o­te­cas e ar­qui­vos pa­ra uma mai­or ar­ti­cu­la­ção e ca­pa­ci­ta­ção de qua­dros an­go­la­nos, so­bre­tu­do os mais jo­vens.

A mi­nis­tra fez, igual­men­te, ques­tão de in­for­mar à di­plo­ma­ta so­bre o pro­gra­ma na­ci­o­nal no do­mí­nio da cultura, ten­do des­ta­ca­do, em par­ti­cu­lar, o pro­gra­ma so­bre a cultura de paz pro­mo­vi­do pe­la Unesco e que es­tá a ser im­ple­men­ta­do pe­lo Ministério da Cultura cu­jo ob­jec­ti­vo é a dis­se­mi­na­ção das prá­ti­cas do diá­lo­go e ini­ci­a­ti­vas de ci­da­da­nia jun­to das co­mu­ni­da­des.

Con­vi­dou, igual­men­te, a em­bai­xa­do­ra ame­ri­ca­na a vi­si­tar os or­ga­nis­mos cul­tu­rais sob tu­te­la do de­par­ta­men­to mi­nis­te­ri­al da Cultura, co­mo for­ma de se in­tei­rar dos es­for­ços do Exe­cu­ti­vo no do­mí­nio da va­lo­ri­za­ção da cultura na­ci­o­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.