DE­POIS DE QUA­SE ON­ZE ME­SES SEM RE­MU­NE­RA­ÇÃO EN­CIB as­se­gu­ra pa­ga­men­to de sa­lá­ri­os

Jornal de Angola - - DESPORTO - ARCÂNGELA RO­DRI­GUES |

O go­ver­na­dor pro­vin­ci­al de Lu­an­da, Hi­gi­no Carneiro, ga­ran­tiu on­tem o pa­ga­men­to até à amor­ti­za­ção to­tal dos sa­lá­ri­os dos tra­ba­lha­do­res da Em­pre­sa Na­ci­o­nal de Cons­tru­ção de In­fra-es­tru­tu­ras Bá­si­cas (EN­CIB), que es­tão há 11 me­ses sem re­mu­ne­ra­ção.

Hi­gi­no Carneiro, que as­su­miu o go­ver­no de Lu­an­da há pou­co mais de no­ve me­ses, vi­si­tou on­tem a EN­CIB e a zo­na do Por­to Pes­quei­ro, on­de ava­li­ou a ins­ta­la­ção das 700 mil li­ga­ções do­mi­ci­li­a­res pe­la Em­pre­sa Pú­bli­ca de Águas de Lu­an­da (EPAL).

“A fal­ta de sa­lá­rio é um dos prin­ci­pais cons­tran­gi­men­tos da ins­ti­tui­ção, ape­sar de exis­ti­rem ou­tras di­fi­cul­da­des”, adi­an­tou Hi­gi­no Carneiro, que con­fir­mou que já es­tá em cur­so o pa­ga­men­to de al­guns or­de­na­dos.

Hi­gi­no Carneiro sa­li­en­tou que a EN­CIB não é a úni­ca ins­ti­tui­ção do Es­ta­do com sa­lá­ri­os em atra­so no país e que exis­tem em­pre­sas par­ti­cu­la­res com as mes­mas di­fi­cul­da­des. Por is­so, in­cen­ti­vou a to­dos no sen­ti­do de cri­a­rem pro­jec­tos e ou­tras ini­ci­a­ti­vas pa­ra a ob­ten­ção de al­guns ren­di­men­tos pa­ra as em­pre­sas.

“O país es­tá a atra­ves­sar uma si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra di­fí­cil e is­so afec­tou gran­de par­te dos in­ves­ti­men­tos pú­bli­cos do Es­ta­do”, su­bli­nhou o go­ver­na­dor pro­vin­ci­al, pa­ra acres­cen­tar que o as­sun­to de­ve ser tra­ta­do com cal­ma, de mo­do a en­con­trar-se as me­lho­res so­lu­ções.

No fi­nal da vi­si­ta, Hi­gi­no Carneiro elo­gi­ou o tra­ba­lho da EPAL e dis­se que, de­vi­do ao gran­de es­for­ço de­sen­vol­vi­do, par­te da po­pu­la­ção de Lu­an­da já con­so­me água po­tá­vel a par­tir das tor­nei­ras.

“É im­por­tan­te in­cen­ti­var os cli­en­tes a cum­pri­rem com as su­as obri­ga­ções, por­que o Go­ver­no es­tá a in­ves­tir gran­des quan­ti­da­des mo­ne­tá­ri­as pa­ra fa­zer che­gar a água pa­ra to­dos”, ape­lou.

A po­pu­la­ção da zo­na do Por­to Pes­quei­ro tam­bém be­ne­fi­cia de ener­gia eléc­tri­ca. Hi­gi­no Carneiro acres­cen­tou que o Exe­cu­ti­vo vai con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar pa­ra o be­mes­tar da po­pu­la­ção. “De­ve­mos con­ti­nu­ar a acre­di­tar no tra­ba­lho do Go­ver­no e na li­de­ran­ça do Che­fe da Na­ção, o Pre­si­den­te Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos”, ape­lou o go­ver­na­dor, de­nun­ci­an­do a exis­tên­cia de par­ti­dos que fa­zem pro­mes­sas e não cum­prem. “Tu­do o que pro­me­te­mos es­tá a ser cum­pri­do. É ne­ces­sá­rio ter cal­ma, por­que não po­de­mos exe­cu­tar tu­do ao mes­mo tem­po. Um dia to­dos vão sor­rir por ver An­go­la co­mo um país que al­me­jam ter”, afir­mou.

Ain­da on­tem, Hi­gi­no Carneiro vi­si­tou, igual­men­te, as obras do co­mi­té dis­tri­tal do MPLA do Sam­bi­zan­ga, lo­ca­li­za­do nas ime­di­a­ções do an­ti­go mer­ca­do do Roque San­tei­ro.

PAU­LO MULAZA

Go­ver­na­dor pro­vin­ci­al de Lu­an­da Hi­gi­no Carneiro efec­tu­ou es­ta se­ma­na vi­si­tas a vá­ri­os em­pre­en­di­men­tos eco­nó­mi­cos e so­ci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.