An­go­la elo­gi­a­da no Se­ne­gal

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

An­go­la foi elo­gi­a­da em Da­kar, ca­pi­tal do Se­ne­gal, on­de de­cor­reu em fi­nais de Ou­tu­bro o 14.º Con­gres­so Pan-Afri­ca­no de Or­ni­to­lo­gia, pe­lo tra­ba­lho que de­sen­vol­ve pa­ra a con­ser­va­ção e pro­tec­ção das aves aquá­ti­cas e ter­res­tres e por ser um dos paí­ses mais im­por­tan­tes pa­ra a avi­fau­na, con­jun­to de aves exis­ten­te nu­ma de­ter­mi­na­da re­gião.

A in­for­ma­ção foi avan­ça­da na sex­ta-fei­ra à Angop por Mi­guel Xa­vi­er, téc­ni­co do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal da Bi­o­di­ver­si­da­de e Áre­as de Con­ser­va­ção, do Mi­nis­té­rio do Am­bi­en­te, que par­ti­ci­pou no con­gres­so, de­cor­ri­do sob o le­ma “Mu­dan­ças glo­bais/Ame­a­ças e opor­tu­ni­da­des pa­ra as aves em Áfri­ca”.

Os de­le­ga­dos, por te­rem re­co­nhe­ci­do os es­for­ços de An­go­la na pro­tec­ção das aves, ele­ge­ram Mi­guel Xa­vi­er pa­ra exer­cer o car­go de co­or­de­na­dor do Co­mi­té Afri­ca­no pa­ra a Mo­ni­to­ri­za­ção das Aves Aquá­ti­cas, sen­do a pes­soa que re­pre­sen­ta Áfri­ca no Co­mi­té Mun­di­al. O Co­mi­té tem a fun­ção de ava­li­ar a si­tu­a­ção das aves aquá­ti­cas em Áfri­ca e o es­ta­do das su­as ro­tas de mi­gra­ção. O téc­ni­co sé­ni­or do Mi­nis­té­rio do Am­bi­en­te acen­tu­ou que um atu­ra­do tra­ba­lho é de­sen­vol­vi­do em An­go­la pa­ra a pro­tec­ção, por exem­plo, da ro­ta de mi­gra­ção das es­pé­ci­es “pa­leár­ti­cas”, cu­jo mo­vi­men­to mi­gra­tó­rio es­ten­de-se por to­da a cos­ta na­ci­o­nal, des­de a foz do Rio Chi­lo­an­go, em Ca­bin­da, à foz do Rio Cu­ne­ne, no Na­mi­be.

Os de­le­ga­dos ao con­gres­so, dis­se Mi­guel Xa­vi­er, de­ram ên­fa­se à ne­ces­si­da­de da pro­tec­ção dos ha­bi­tats das aves pa­ra ga­ran­tir a sua con­ser­va­ção e pre­ser­va­ção.

No con­gres­so, que de­cor­re de qu­a­tro em qu­a­tro anos, fo­ram apre­sen­ta­dos te­mas e es­tra­té­gi­as pa­ra a con­ser­va­ção das aves em ca­da país afri­ca­no e em to­do o con­ti­nen­te afri­ca­no.

Mi­guel Xa­vi­er foi tam­bém elei­to pa­ra o Co­mi­té Afri­ca­no de Or­ni­to­lo­gia, um ór­gão que tem co­mo ta­re­fa ava­li­ar e pro­por es­tra­té­gi­as pa­ra a pro­tec­ção e con­ser­va­ção das aves no con­ti­nen­te.

AFP

Áfri­ca tra­çou há di­as em Da­kar es­tra­té­gi­as pa­ra a con­ser­va­ção das aves aquá­ti­cas e ter­res­tres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.