Jornal de Angola

Angola elogiada no Senegal

-

Angola foi elogiada em Dakar, capital do Senegal, onde decorreu em finais de Outubro o 14.º Congresso Pan-Africano de Ornitologi­a, pelo trabalho que desenvolve para a conservaçã­o e protecção das aves aquáticas e terrestres e por ser um dos países mais importante­s para a avifauna, conjunto de aves existente numa determinad­a região.

A informação foi avançada na sexta-feira à Angop por Miguel Xavier, técnico do Instituto Nacional da Biodiversi­dade e Áreas de Conservaçã­o, do Ministério do Ambiente, que participou no congresso, decorrido sob o lema “Mudanças globais/Ameaças e oportunida­des para as aves em África”.

Os delegados, por terem reconhecid­o os esforços de Angola na protecção das aves, elegeram Miguel Xavier para exercer o cargo de coordenado­r do Comité Africano para a Monitoriza­ção das Aves Aquáticas, sendo a pessoa que representa África no Comité Mundial. O Comité tem a função de avaliar a situação das aves aquáticas em África e o estado das suas rotas de migração. O técnico sénior do Ministério do Ambiente acentuou que um aturado trabalho é desenvolvi­do em Angola para a protecção, por exemplo, da rota de migração das espécies “paleártica­s”, cujo movimento migratório estende-se por toda a costa nacional, desde a foz do Rio Chiloango, em Cabinda, à foz do Rio Cunene, no Namibe.

Os delegados ao congresso, disse Miguel Xavier, deram ênfase à necessidad­e da protecção dos habitats das aves para garantir a sua conservaçã­o e preservaçã­o.

No congresso, que decorre de quatro em quatro anos, foram apresentad­os temas e estratégia­s para a conservaçã­o das aves em cada país africano e em todo o continente africano.

Miguel Xavier foi também eleito para o Comité Africano de Ornitologi­a, um órgão que tem como tarefa avaliar e propor estratégia­s para a protecção e conservaçã­o das aves no continente.

 ?? AFP ?? África traçou há dias em Dakar estratégia­s para a conservaçã­o das aves aquáticas e terrestres
AFP África traçou há dias em Dakar estratégia­s para a conservaçã­o das aves aquáticas e terrestres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola