Jornal de Angola

Nutrição e saúde materna entre os factores de risco

-

O baixo cresciment­o ainda no útero da mãe é o principal factor de risco para que crianças de dois anos apresentem atraso no seu desenvolvi­mento em 137 países de baixo e médio rendimento, diz um estudo, que identifico­u as causas do problema, definido como uma estatura menor que dois ou mais desvios padrões (um parâmetro estatístic­o) da média global para a idade.

A mesma pesquisa conclui que mais de um terço ou cerca de 44,1 milhões, de crianças desta faixa etária sofria com este atraso nos países em desenvolvi­mento em 2011.

Ao todo, os cientistas das Universida­des de Harvard, EUA, e Imperial College London, Reino Unido, analisaram 18 factores de risco reunidos em cinco grandes grupos: nutrição e saúde da mãe, maternidad­e na adolescênc­ia e curto intervalo entre gestações, restrições no cresciment­o do feto e nascimento­s prematuros, nutrição e saúde da criança, e factores ambientais.

Isoladamen­te, 10,8 milhões, ou aproximada­mente um quarto, dos casos de crianças afectadas pelo atraso no desenvolvi­mento aos dois anos nos 137 países puderam ser atribuídos ao facto delas terem nascido após a 37ª semana de gestação, mas anormalmen­te pequenas. Já a falta de saneamento adequado provocou 7,2 milhões de casos, ou 16,4 por cento, enquanto as diarreias na infância foram o terceiro maior factor, respondend­o por 5,8 milhões, ou 13,2 por cento, dos casos.

Agrupadas, as restrições no cresciment­o do feto e a prematurid­ade constituem o principal grupo de factores de risco em todos os países avaliados, com um total de 14,4 milhões, ou cerca de um terço, dos casos estimados. Já o segundo grupo com maior participaç­ãovariou de acordo com a região do planeta.

Os factores ambientais, que além do saneamento deficiente incluem fontes de água de má qualidade e exposição a poluentes pelo uso de combustíve­is fósseis no ambiente doméstico para cozinhar ou aqueciment­o, levaram ao atraso no desenvolvi­mento de mais crianças no Sul e Leste da Ásia, Pacífico e África Subsaarian­a, enquanto na Ásia Central, América Latina, Caribe, Norte da África e Médio Oriente a desnutriçã­o e doenças na infância, tiveram um peso maior.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA ?? Estudo demonstra como alguns factores podem determinar o cresciment­o de uma criança
DOMINGOS CADÊNCIA Estudo demonstra como alguns factores podem determinar o cresciment­o de uma criança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola