Au­to­ri­da­des dos EUA pre­o­cu­pa­das com ame­a­ças em vés­pe­ra de elei­ções

Jornal de Angola - - PARTADA -

As au­to­ri­da­des nor­te-ame­ri­ca­nas ma­ni­fes­ta­ram pre­o­cu­pa­ção com a pos­si­bi­li­da­de de a re­de Al-Qaeda vir a co­me­ter ac­tos ter­ro­ris­tas em vés­pe­ra das elei­ções pre­si­den­ci­ais nos EUA.

Os ser­vi­ços de in­te­li­gên­cia aler­ta­ram que a re­de ter­ro­ris­ta po­de es­tar a pla­ne­ar ata­ques pa­ra se­gun­da­fei­ra, um dia an­tes da vo­ta­ção.

A in­for­ma­ção foi avan­ça­da pe­la ca­deia te­le­vi­si­va CBS, que es­pe­ci­fi­cou que os ser­vi­ços de in­for­ma­ção já aler­ta­ram as uni­da­des es­pe­ci­a­li­za­das em con­tra-ter­ro­ris­mo. Ape­sar de ain­da es­tar a ser ana­li­sa­da, a ame­a­ça em cau­sa es­tá a ser le­va­da mui­to a sé­rio pe­las au­to­ri­da­des.

Em cau­sa es­tão ame­a­ças a três Es­ta­dos em par­ti­cu­lar: No­va Ior­que, Te­xas e Vir­gí­nia. Sa­li­en­te-se que não é in­co­mum em da­tas es­pe­cí­fi­cas, no­me­a­da­men­te por oca­sião de elei­ções, o ní­vel de se­gu­ran­ça ser mais ele­va­do do que o ha­bi­tu­al. Nou­tra fren­te, o Pen­tá­go­no (Mi­nis­té­rio da De­fe­sa) con­fir­mou na sex­ta-fei­ra a mor­te, num ata­que aé­reo, de Fa­rouq al Qah­ta­ni, iden­ti­fi­ca­do co­mo um dos mai­o­res lí­de­res do gru­po ter­ro­ris­ta Al Qaeda no Afe­ga­nis­tão. O ata­que aé­reo ocor­reu no dia 23 de Ou­tu­bro, na pro­vín­cia de Ku­nar, per­to da fron­tei­ra com o Pa­quis­tão.

“Es­te ata­que bem-su­ce­di­do é ou­tro exem­plo das ope­ra­ções ame­ri­ca­nas pa­ra des­truir as re­des ter­ro­ris­tas in­ter­na­ci­o­nais e aca­bar com os lí­de­res ter­ro­ris­tas que ata­cam os EUA”, afir­mou o De­par­ta­men­to de De­fe­sa num co­mu­ni­ca­do. Qah­ta­ni era o lí­der da Al Qaeda na re­gião Nor­des­te do Afe­ga­nis­tão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.