Alu­nos fo­ram sen­si­bi­li­za­dos a acom­pa­nhar em­prei­ta­das

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - KAYILA SILVINA | Mbanza Con­go

A vi­ce-go­ver­na­do­ra pro­vin­ci­al do Zai­re pa­ra o sec­tor Téc­ni­co e In­fra-es­tru­tu­ras, Ân­ge­la Ma­ria Di­o­go, acon­se­lhou, em Mbanza Con­go, os es­tu­dan­tes das es­co­las de for­ma­ção de pro­fes­so­res e do Ins­ti­tu­to Mé­dio de Ad­mi­nis­tra­ção e Ges­tão de Mbanza Con­go no sen­ti­do de acom­pa­nha­rem as obras que o Go­ver­no exe­cu­ta a ní­vel da pro­vín­cia.

Ân­ge­la Di­o­go, que fa­la­va após a vi­si­ta de cons­ta­ta­ção às obras em cur­so na ci­da­de de Mbanza Con­go, dis­se que os jo­vens es­tu­dan­tes pre­ci­sam de co­nhe­cer os pro­gra­mas do Go­ver­no, pa­ra sa­be­rem o grau de exe­cu­ção da­qui­lo que es­tá a ser fei­to pa­ra me­lho­rar as con­di­ções de vi­da da po­pu­la­ção.

Du­ran­te a jor­na­da de cam­po, Ân­ge­la Di­o­go mos­trou-se sa­tis­fei­ta com o grau de exe­cu­ção das obras das vi­as ur­ba­nas, do Hos­pi­tal Ge­ral do Zai­re e da su­bes­ta­ção do Ci­clo Com­bi­na­do do Soyo, com ca­pa­ci­da­de pa­ra 150 me­gawatts, que vai per­mi­tir a dis­tri­bui­ção de ener­gia eléc­tri­ca pa­ra os mu­ni­cí­pi­os do Nó­qui e do Cuim­ba.

A go­ver­nan­te ex­pli­cou aos es­tu­dan­tes das re­fe­ri­das es­co­las os be­ne­fí­ci­os das vi­as ur­ba­nas na me­lho­ria da cir­cu­la­ção de pes­so­as e bens, bem co­mo pa­ra per­mi­tir ao Go­ver­no Pro­vin­ci­al fa­zer che­gar com ce­le­ri­da­de os ser­vi­ços es­sen­ci­ais bá­si­cos à po­pu­la­ção, tais co­mo água po­tá­vel e ener­gia eléc­tri­ca na via pú­bli­ca e do­mi­ci­liá­ria.

As ru­as con­ta­rão com re­des téc­ni­cas de ilu­mi­na­ção pú­bli­ca, co­lec­to­res de águas plu­vi­ais, de es­co­a­men­to de águas re­si­du­ais, de te­le­co­mu­ni­ca­ções, de água po­tá­vel, com pas­sei­os e lan­cis, as­sim co­mo si­na­li­za­ção ver­ti­cal e ho­ri­zon­tal.

Ân­ge­la Di­o­go ga­ran­tiu que, com a en­tra­da da épo­ca chu­vo­sa, os tra­ba­lhos es­tão a ser fei­tos com to­da a cau­te­la, pa­ra não pre­ju­di­car o rit­mo das mes­mas, an­tes da co­lo­ca­ção do ta­pe­te as­fál­ti­co.

“Es­ta­mos na épo­ca chu­vo­sa, que vai obri­gar o em­prei­tei­ro a in­ter­rom­per os tra­ba­lhos de­vi­do às chu­vas”, dis­se a vi­ce-go­ver­na­do­ra do Zai­re.

O en­ge­nhei­ro da em­pre­sa Mi­nui­la, en­car­re­ga­do pe­las obras das vi­as ur­ba­nas da ci­da­de de Mbanza Con­go, Edi­mir Cer­quei­ra da Sil­va, ex­pli­cou que as obras ti­ve­ram iní­cio no mês de Agos­to. A em­prei­ta­da cum­priu já os tra­ba­lhos de pa­vi­men­ta­ção, ter­ra­pla­na­gem e, no pró­xi­mo mês, é co­lo­ca­do o ta­pe­te as­fál­ti­co. “Vão ser as­fal­ta­das um to­tal de 23 vi­as ur­ba­nas, cal­cu­la­das em seis qui­ló­me­tros”, con­cluiu.

PAU­LO MULAZA

Vi­ce-go­ver­na­do­ra cons­ta­ta an­da­men­to das obras de im­pac­to so­ci­al em cur­so na re­gião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.