Ga­ran­ti­do in­gres­so de alu­nos na re­gião de Mus­su­ma Mi­te­te

Jornal de Angola - - PARTADA - JO­SÉ RUFINO |

Pe­la pri­mei­ra vez, um gru­po de 1.350 cri­an­ças da co­mu­na de Mus­su­ma Mi­te­te, mu­ni­cí­pio dos Bundas, vão es­tar en­qua­dra­da no sis­te­ma nor­mal de en­si­no, a par­tir do pró­xi­mo ano lec­ti­vo, anun­ci­ou on­tem o di­rec­tor lo­cal da Edu­ca­ção.

João Ar­lin­do for­ne­ceu es­ta in­for­ma­ção após a inau­gu­ra­ção de uma es­co­la, com 14 sa­las de au­las, pe­lo go­ver­na­dor pro­vin­ci­al do Mo­xi­co, João Er­nes­to dos San­tos, na­que­la lo­ca­li­da­de que fi­ca a 64 qui­lo­me­tros da se­de do mu­ni­cí­pio dos Bundas.

O di­rec­tor mu­ni­ci­pal da Edu­ca­ção ex­pli­cou que a in­fra-es­tru­tu­ra, inau­gu­ra­da no qu­a­dro dos fes­te­jos do 11 de No­vem­bro, Dia da In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal, vai dar ou­tro im­pul­so ao sec­tor, por mar­car a aber­tu­ra de mais opor­tu­ni­da­de pa­ra mais cri­an­ças pos­sam es­tu­dar.

Com a en­tra­da em fun­ci­o­na­men­to da no­va es­co­la, o mu­ni­cí­pio dos Bundas pas­sa a con­tar com 24 es­co­las, per­fa­zen­do um to­tal de 168 sa­las de au­las, nú­me­ro con­si­de­ra­do re­du­zi­do pa­ra su­por­tar a pro­cu­ra a ní­vel da re­gião.

João Ar­lin­do dis­se ain­da que, pa­ra o pre­sen­te ano lec­ti­vo, fo­ram ma­tri­cu­la­dos em to­do o mu­ni­cí­pio, nos di­fe­ren­tes ní­veis de en­si­no, cer­ca de 24.850 alu­nos, com au­las as­se­gu­ra­das por 175 pro­fes­so­res.

Pa­ra co­brir as ne­ces­si­da­des da ins­ti­tui­ção, o res­pon­sá­vel da Edu­ca­ção avan­çou que o mu­ni­cí­pio pre­ci­sa de mais 760 no­vos pro­fes­so­res.

O di­rec­tor mu­ni­ci­pal anun­ci­ou ain­da que, no pró­xi­mo ano, aque­la lo­ca­li­da­de da pro­vín­cia do Mo­xi­co vai ma­tri­cu­lar 26 mil alu­nos nos di­fe­ren­tes ní­veis de en­si­no.

O re­ge­dor de Mi­te­ta mos­trou-se sa­tis­fei­to com a inau­gu­ra­ção da es­co­la, con­si­de­ran­do que a mes­ma vai aju­dar no de­sen­vol­vi­men­to in­te­lec­tu­al das cri­an­ças da­que­la re­gião e con­tri­buir pa­ra que aban­do­nem os cam­pos de cuil­ti­vo.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO

Cen­te­nas de cri­an­ças têm aces­so ao en­si­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.