CARTAS DO LEITOR
O 11 de Novembro
Vamos comemorar esta semana mais um aniversário da nossa independência nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975. Esta data é histórica. Com o 11de Novembro, pôs-se fim a cinco séculos de opressão e exploração. Gostava que nas escolas se organizassem palestras sobre o contributo que deram milhares de angolanos à luta de libertação nacional contra o colonialismo português.
Os nossos jovens estudantes, particularmente, precisam de saber que foram muitos os sacrifícios consentidos para que pudéssemos estar a viver num país livre e independente. Os professores de História deviam ser convidados nesta altura a fazer comunicações em estabelecimentos de ensino sobre o que foi o percurso do combate pela nossa independência. As nossas crianças e jovens precisam de saber, como disse o poeta, quanto custou a liberdade.
Água sem pressão
Moro no bairro Sagrada Esperança, Distrito Urbano da Maianga, e quero comunicar que há algumas semanas a água sai das torneiras com muito pouca pressão. Não sei a razão desta situação, mas gostava que se desse uma explicação. Queria entretanto elogiar o facto de não ter sido interrompido o fornecimento de água (mesmo sem muita pressão) às residências que têm beneficiado do abastecimento de água potável. Aproveito este espaço para encorajar os trabalhadores da Epal a continuarem a trabalhar no sentido de todo o bairro Sagrada Esperança beneficiar de água potável. Há obras em curso no meu bairro para que todos os moradores do Sagrada Esperança tenham água. Estas obras devem continuar, para que mais cidadãos possam ter água potável em suas casas e deixem de comprar este precioso líquido a elevados preços.
Valores morais e cívicos
Temos ainda no nosso país, em particular nos centros urbanos, graves problemas relacionados com práticas sociais incorrectas, que não contribuem para uma boa convivência entre os membros da sociedade.
Há infelizmente muitos jovens que não respeitam por exemplo os mais velhos e tomam atitudes que são causadoras de muitos conflitos, nos seus lares ou fora deles.
A família tem um papel importante a desempenhar, para que muitos jovens possam ter comportamentos correctos. A sociedade precisa de paz social. Uma sociedade com paz social é uma sociedade que pode progredir, no interesse dos seus membros.
Hoje há jovens que não ouvem conselhos dos mais velhos, que consideram ultrapassados, e pensam que sabem tudo e que não têm mais nada a aprender. É preciso que se faça um aturado trabalho de educação cívica e moral nas nossas escolas, em particular nas escolas primárias e secundárias.
Que os jovens saibam que têm muito a aprender com os mais velhos. Eles ganharão muito se seguirem os conselhos dos mais velhos. Eu cresci aprendendo a ouvir muito os mais velhos .Quem sabe ouvir os mais velhos aprende muito.
Penso que, além das escolas, as organizações juvenis de diversa natureza deviam organizar encontros com os jovens para abordagem de assuntos relacionados com a educação moral e cívica.
Registo eleitoral
Temos eleições gerais no próximo ano e era bom que todos os meus compatriotas em condições de votar fizessem o registo eleitoral. As eleições são, como se tem dito, um acontecimento muito importante para a vida dos angolanos . Quem vota em eleições gerais está a contribuir para a consolidação da democracia no país.
Os cidadãos participam na vida política do país indo às urnas escolher periodicamente os seus governantes. Os angolanos têm ido em massa votar em eleições para escolha de governantes. Que o mesmo aconteça em 2017.