Nú­me­ro de elei­to­res na CNE

Jornal de Angola - - PARTADA - RO­DRI­GUES CAMBALA |

O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio (MAT) pro­ce­deu on­tem à en­tre­ga do re­la­tó­rio do pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral re­fe­ren­te ao mês de Ou­tu­bro à Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral (CNE). Nu­ma al­tu­ra em que já es­tão re­gis­ta­dos qua­se qua­tro mi­lhões de ci­da­dãos, o di­rec­tor na­ci­o­nal de Tec­no­lo­gia e Apoio aos Pro­ces­sos Elei­to­rais, An­tó­nio de Le­mos, afir­mou que os números de pes­so­as já ha­bi­li­ta­das a vo­tar nas pró­xi­mas elei­ções são sa­tis­fa­tó­ri­os e, ain­da es­te mês, ar­ran­ca o re­gis­to de elei­to­res que vi­vem em zo­nas de di­fí­cil aces­so. A reu­nião que du­rou me­nos de uma ho­ra con­tou com a pre­sen­ça do mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Bor­ni­to de Sou­sa, e do pre­si­den­te da CNE, An­dré Ne­to. “Es­ta­mos com pou­co mais de 50 por cen­to re­la­ti­va­men­te às me­tas tra­ça­das”, dis­se, pa­ra acres­cen­tar que o re­la­tó­rio en­tre­gue tem co­mo ob­jec­ti­vo con­du­zir me­lhor os ac­tos e a su­per­vi­são do pro­ces­so por par­te da CNE. An­tó­nio de Le­mos anun­ci­ou que no país já fo­ram emi­ti­dos 42 mil no­vos car­tões de elei­tor des­de o iní­cio do pro­ces­so no dia 28 de Ou­tu­bro.

O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio (MAT) pro­ce­deu on­tem à en­tre­ga do re­la­tó­rio do pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral re­fe­ren­te ao mês de Ou­tu­bro à Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral (CNE).

Nu­ma al­tu­ra em que já es­tão re­gis­ta­dos qua­se qua­tro mi­lhões de ci­da­dãos, o di­rec­tor na­ci­o­nal de Tec­no­lo­gia e apoio aos pro­ces­sos elei­to­rais, An­tó­nio de Le­mos, afir­mou que os números de pes­so­as já ha­bi­li­ta­das a vo­tar nas pró­xi­mas elei­ções são sa­tis­fa­tó­ri­os e, ain­da es­te mês, ar­ran­ca o re­gis­to de elei­to­res que vi­vem em zo­nas de di­fí­cil aces­so.

A reu­nião que du­rou me­nos de uma ho­ra con­tou com a pre­sen­ça do mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Bor­ni­to de Sou­sa, e do pre­si­den­te da CNE, An­dré Ne­to.

“Es­ta­mos com pou­co mais de 50 por cen­to re­la­ti­va­men­te às me­tas tra­ça­das”, dis­se, pa­ra acres­cen­tar que o re­la­tó­rio en­tre­gue tem co­mo ob­jec­ti­vo con­du­zir me­lhor os ac­tos e a su­per­vi­são do pro­ces­so por par­te da CNE.

An­tó­nio de Le­mos dis­se que o pro­ces­so es­tá a de­cor­rer sem so­bres­sal­tos, mas de­fen­de o reforço da mo­bi­li­za­ção dos ci­da­dãos. “Es­ta­mos sa­tis­fei­tos em re­la­ção ao pro­ces­so do re­gis­to”, afir­mou, anun­ci­an­do que no país já fo­ram emi­ti­dos 42 mil no­vos car­tões de elei­tor.

A por­ta-voz da Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral, Jú­lia Fer­rei­ra, sa­li­en­tou que re­la­tó­rio faz re­fe­rên­cia ao pro­gres­so das ope­ra­ções do re­gis­to elei­to­ral, tra­zen­do in­for­ma­ções se­gu­ras pa­ra ga­ran­tir mai­or fun­ci­o­na­li­da­de da pre­pa­ra­ção das con­di­ções fi­nais pa­ra o plei­to.

Ao elo­gi­ar o Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio pe­la en­tre­ga an­te­ci­pa­da dos re­la­tó­ri­os, a por­ta­voz da Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral lem­brou que a Lei es­ta­be­le­ce uma pe­ri­o­di­ci­da­de tri­mes­tral, mas tem ocor­ri­do men­sal­men­te.

Jú­lia Fer­rei­ra su­bli­nhou que a re­cep­ção an­te­ci­pa­da dos re­la­tó­ri­os é van­ta­jo­sa do ponto de vis­ta or­ga­ni­za­ti­vo da Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral e pe­diu mai­or par­ti­ci­pa­ção dos par­ti­dos po­lí­ti­cos no pro­ces­so, so­bre­tu­do em re­la­ção à mo­bi­li­za­ção e es­cla­re­ci­men­to dos ci­da­dãos pa­ra o exer­cí­cio des­te dever cí­vi­co. A por­ta-voz ex­pli­cou que as ir­re­gu­la­ri­da­des de­vem ser de­nun­ci­a­das ao Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, mas pa­ra tal os par­ti­dos po­lí­ti­cos de­vem es­tar pre­sen­tes nos lo­cais de re­gis­to elei­to­ral.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO

Mi­nis­tro Bor­ni­to de Sou­sa en­tre­gou o re­la­tó­rio ao pre­si­den­te da CNE An­dré da Silva Ne­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.