Filme Kuzola de Hugo Bachelet exibido na Mediateca de Luanda
O documentário “Kuzola, Canto das Raízes”, de Hugo Bachelet, uma viagem musical e mestiçada com Lúcia de Carvalho, é exibido hoje às 18h00, na Mediateca de Luanda, inserido nas “Quartas de Cinema” da Alliance Française.
A sessão é comentada pela cantora Lúcia de Carvalho e tem entrada grátis. “Kuzola, Canto das Raízes” narra a história das viagens de Lúcia de Carvalho realizadas entre França, Brasil e Angola durante o ano 2015. Esta aventura artística e humana fez o objecto da realização de um documentário.
Hugo Bachelet, operador de câmara e realizador na empresa parisiense “Couac Productions”, acompanhou a cantora Lúcia ao longo das suas viagens para captar e colocar em imagem este regresso às origens que faz reviver a criatividade e traz um ar libertador à sua busca de identidade.
Questionando a diversidade e a mestiçagem na sua música, era o momento certo para a Lúcia de reencontrar as suas origens angolanas e renascer como uma artista, uma mulher, uma cidadã do mundo.
Angolana residente há mais de 20 anos em França, Lúcia de Carvalho estreou na noite do passado dia 1, no Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda, num concerto musical, baseado no som da sua voz (canto) e do tambor (percussão).
O espectáculo teve o suporte musical do guitarrista francês Edouard Heilbronn e do percussionista Marito Furtado, da Banda Maravilha. A cantora e o guitarrista francês Edouard Heilbronn apresentam o mesmo concerto no Lubango e Cabinda.