An­go­la par­ti­ci­pa na ses­são so­bre o tra­ba­lho do fu­tu­ro

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Uma de­le­ga­ção che­fi­a­da pe­lo re­pre­sen­tan­te per­ma­nen­te de An­go­la jun­to do Es­cri­tó­rio das Na­ções Uni­das e ou­tras or­ga­ni­za­ções in­ter­na­ci­o­nais em Genebra, o em­bai­xa­dor Apo­li­ná­rio Cor­reia, par­ti­ci­pa na 328ª ses­são do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da Or­ga­ni­za­ção In­ter­na­ci­o­nal do Tra­ba­lho (OIT). Nes­ta ses­são, o Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da OIT re­e­le­geu Guy Ry­der pa­ra o car­go de di­rec­tor-ge­ral pa­ra um se­gun­do man­da­to de cin­co anos, que co­me­ça em Ou­tu­bro de 2017.

Guy Ry­der foi elei­to com 54 dos 56 vo­tos ex­pres­sos pe­los mem­bros ti­tu­la­res do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da OIT. A vo­ta­ção foi re­a­li­za­da na ma­nhã de se­gun­da-fei­ra na se­de da or­ga­ni­za­ção, em Genebra. O re­e­lei­to agra­de­ceu aos mem­bros do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção pe­la re­no­va­ção da con­fi­an­ça na sua pes­soa pa­ra um se­gun­do man­da­to, que, su­bli­nhou, co­me­ça nu­ma al­tu­ra em que o mun­do do tra­ba­lho pas­sa por mu­dan­ças sem pre­ce­den­tes e trans­for­ma­do­ras.

“Um dos atri­bu­tos que te­mos de do­mi­nar es­ta mu­dan­ça é a es­tru­tu­ra tri­par­ti­da úni­ca da OIT, com­pos­ta por re­pre­sen­tan­tes dos go­ver­nos, dos em­pre­ga­do­res e dos tra­ba­lha­do­res, que de­sem­pe­nha­rão um pa­pel fun­da­men­tal na de­fi­ni­ção do fu­tu­ro do tra­ba­lho e na re­a­fir­ma­ção da jus­ti­ça so­ci­al co­mo a es­tre­la po­lar da po­lí­ti­ca in­ter­na­ci­o­nal”, de­fen­deu.

Guy Ray­der con­vi­dou os mem­bros da OIT a fa­ze­rem da or­ga­ni­za­ção um lí­der na im­ple­men­ta­ção da Agen­da de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel - 2030, atra­vés do tra­ba­lho de­cen­te. Em qua­se 100 anos de exis­tên­cia da OIT, Guy Ray­der foi o úni­co di­rec­tor-ge­ral a vi­si­tar An­go­la.

Ini­ci­a­da a 27 de Ou­tu­bro com en­cer­ra­men­to mar­ca­do pa­ra o dia 10 des­te mês, a 328ª ses­são do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da Or­ga­ni­za­ção In­ter­na­ci­o­nal do Tra­ba­lho conta com uma a agen­da que com­por­ta mais de 40 pon­tos, on­de se des­ta­cam a apre­sen­ta­ção do Pla­no Es­tra­té­gi­co da OIT 2018-2021, o ponto so­bre a pro­tec­ção dos em­pre­ga­do­res e tra­ba­lha­do­res de­sig­na­dos de­le­ga­dos à Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal do Tra­ba­lho e dos mem­bros em­pre­ga­do­res e tra­ba­lha­do­res do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção.

O con­se­lho de­ci­diu que a OIT de­ve es­ta­be­le­cer um pla­no es­tra­té­gi­co de al­to ní­vel e do ti­po vi­si­o­ná­rio, de­no­mi­na­do “OIT-2021”, pa­ra de­ter­mi­nar a ma­nei­ra de fa­zer pro­gre­dir a jus­ti­ça so­ci­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.