Ce­gos abor­dam es­tra­té­gi­as pa­ra a ge­ra­ção de ne­gó­ci­os

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - ADRI­A­NO SAPALO |

A in­clu­são so­ci­o­e­co­nó­mi­ca dos ce­gos a ní­vel de Ma­lan­je, pa­ra a ge­ra­ção de tra­ba­lho e au­men­to de ren­di­men­tos des­ta fran­ja da so­ci­e­da­de, vai ga­nhar ou­tra di­nâ­mi­ca, nos pró­xi­mos di­as, com a im­ple­men­ta­ção de no­vas es­tra­té­gi­as, tra­ça­das, on­tem, pe­los mem­bros lo­cais da As­so­ci­a­ção An­go­la­na de Ce­gos e Am­blío­pes de Guer­ra (AACAG).

O téc­ni­co da área do en­si­no es­pe­ci­al, Her­me­ne­gil­do Muhon­go, que fez tal con­si­de­ra­ção, fa­la­va durante a aber­tu­ra de uma ac­ção for­ma­ti­va di­ri­gi­da a ce­gos e ou­tros por­ta­do­res de di­fi­ci­ên­ci­as. “Pa­ra a ma­te­ri­a­li­za­ção des­te pro­gra­ma, o Es­ta­do tem de­sen­vol­vi­do vá­ri­as ac­ções, com des­ta­que pa­ra a for­ma­ção con­tí­nua dos mem­bros do gru­po-al­vo so­bre a brai­le-em­pre­en­de­do­ris­mo”.

Her­me­ne­gil­do Muhon­go sa­li­en­tou que o brail­le é uma mo­da­li­da­de que es­tá in­se­ri­da no Ins­ti­tu­to de Edu­ca­ção Es­pe­ci­al, vi­san­do fa­ci­li­tar a es­cri­ta dos ce­gos e os ca­pa­ci­tar com no­ções na área do em­pre­en­de­do­ris­mo, pa­ra que apren­dam a mon­tar pe­que­nas e mé­di­as em­pre­sas.

É nes­ta sen­da que, em Ma­lan­je, os ce­gos e am­blío­pes de guer­ra es­tão na re­fe­ri­da ac­ção for­ma­ti­va, com du­ra­ção de 15 di­as, pa­ra abor­dar te­mas re­la­ci­o­na­dos com o al­fa­be­to brail­le e o em­pre­en­de­do­ris­mo.

For­ma­ções do gé­ne­ro, acres­cen­tou, já de­cor­re­ram em pro­vín­ci­as co­mo Cu­an­za Nor­te, Mo­xi­co, Lun­da Nor­te e Lun­da Sul.

Em Ma­lan­je, os da­dos in­di­cam que exis­tem 962 alu­nos ce­gos in­se­ri­dos nas vá­ri­as ins­ti­tui­ções do en­si­no ge­ral, uma vez que a pro­vín­cia não dis­põe de en­si­no es­pe­ci­al.

A AACAG, re­fi­ra-se, é uma or­ga­ni­za­ção não-go­ver­na­men­tal, fun­da­da a 20 de De­zem­bro de 1994, por um gru­po de an­ti­gos mi­li­ta­res, que con­traí­ram a ce­guei­ra durante o con­fli­to ar­ma­do.

Des­de o ano pas­sa­do im­ple­men­ta pro­jec­tos na área da pro­mo­ção do al­fa brai­le e ne­gó­ci­os pa­ra ce­gos. A as­so­ci­a­ção con­se­guiu atin­gir mais de 500 be­ne­fi­ciá­ri­os nas pro­vín­ci­as de Ma­lan­je, Cu­an­za Nor­te, Mo­xi­co, Lun­da Nor­te e Lun­da Sul.

ARIMATEIA BAP­TIS­TA

Mem­bros da AACAG em ac­ção for­ma­ti­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.