No­vo an­ti­bió­ti­co foi des­co­ber­to

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Ci­en­tis­tas da Cos­ta Ri­ca e dos Es­ta­dos Uni­dos de­sen­vol­ve­ram um no­vo an­ti­bió­ti­co com pro­pri­e­da­des an­ti­fún­gi­cas a par­tir de uma bac­té­ria as­so­ci­a­da a um ti­po de for­mi­ga que ha­bi­ta a flo­res­ta tro­pi­cal cos­ta-ri­que­nha, in­for­mou uma fon­te aca­dé­mi­ca.

O an­ti­bió­ti­co, bap­ti­za­do "Sel­va­mi­ci­na", tem a ca­pa­ci­da­de de ini­bir o cres­ci­men­to da can­di­da al­bi­cans, um ti­po de fun­go mui­to co­mum em hu­ma­nos, afir­mou um co­mu­ni­ca­do da Uni­ver­si­da­de da Cos­ta Ri­ca (UCR).

A “sel­va­mi­ci­na” foi iden­ti­fi­ca­da a par­tir de uma bac­té­ria as­so­ci­a­da às for­mi­gas do gé­ne­ro Ap­te­ros­tig­ma que cul­ti­vam fun­gos pa­ra a sua ali­men­ta­ção.

O an­ti­bió­ti­co é com­pos­to de uma es­tru­tu­ra pa­re­ci­da à Nis­ta­ti­na A1 e à An­fo­te­ri­ci­na B, an­ti­mi­có­ti­cos que, ape­sar de se­rem am­pla­men­te co­nhe­ci­dos e usa­dos, têm ca­rac­te­rís­ti­cas no­ci­vas pa­ra os hu­ma­nos, co­mo a sua al­ta to­xi­ci­da­de, e por is­so os ci­en­tis­tas pro­cu­ram al­ter­na­ti­vas pa­ra subs­ti­tuí-los.

Além dis­so, "a re­sis­tên­cia a dro­gas an­ti­mi­cro­bi­a­nas é um pro­ble­ma glo­bal de saú­de pú­bli­ca e a bus­ca por no­vas mo­lé­cu­las com es­tas pro­pri­e­da­des re­sul­ta es­sen­ci­al e ur­gen­te", afir­mou o vi­ce-rei­tor de pes­qui­sa da UCR, Fernando Gar­cía, nu­ma con­fe­rên­cia de im­pren­sa, na qu­al a des­co­ber­ta foi anun­ci­a­da.

Na pes­qui­sa, fei­ta durante anos na es­ta­ção ex­pe­ri­men­tal La Sel­va, daí o no­me sel­va­mi­ci­na, tra­ba­lha­ram ci­en­tis­tas da UCR, em par­ce­ria com co­le­gas das uni­ver­si­da­des ame­ri­ca­nas de Har­vard e do Wis­con­sin.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.