Gru­po ex­tre­mis­ta se­ques­tra ale­mão

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O gru­po ex­tre­mis­ta islâmico Abu Sayyaf rei­vin­di­cou o se­ques­tro do ale­mão Jür­gen Kant­ner, de 70 anos, que ve­le­ja­va pe­las águas da pro­vín­cia de Tawi-Tawi, na re­gião au­tó­no­ma mu­çul­ma­na de Min­da­nau, no sul das Filipinas. A sua com­pa­nhei­ra, cu­ja iden­ti­da­de ain­da não foi con­fir­ma­da, foi mor­ta ba­le­a­da ain­da a bor­do. O ataque à em­bar­ca­ção ocor­reu no úl­ti­mo sá­ba­do, mas as au­to­ri­da­des filipinas só con­fir­ma­ram o cri­me se­gun­da-fei­ra. O cor­po da mu­lher foi en­con­tra­do por pes­ca­do­res que avis­ta­ram a em­bar­ca­ção aban­do­na­da. Uma ar­ma, pos­si­vel­men­te a usa­da no cri­me, foi dei­xa­da ao la­do do cor­po. Se­gun­do as For­ças Ar­ma­das, os ter­ro­ris­tas tam­bém dei­xa­ram pa­ra trás uma gra­va­ção con­fir­man­do a au­to­ria dos cri­mes. O por­ta-voz do gru­po, Abu Ra­mi, rei­vin­di­cou o se­ques­tro e o as­sas­si­na­to.

Confrontos en­tre gru­pos ri­vais em Gal­kayo, na re­gião cen­tral da So­má­lia, dei­xa­ram pe­lo me­nos 29 mor­tos e ou­tros 50 fe­ri­dos, in­for­mou se­gun­da­fei­ra o go­ver­no. Os confrontos ocor­re­ram do­min­go en­tre for­ças da ad­mi­nis­tra­ção da pro­vín­cia de Gal­mu­dug e da re­gião se­mi-au­tó­no­ma de Pun­tland. Cen­te­nas de fa­mí­li­as aban­do­na­ram as su­as ca­sas. O go­ver­no da So­má­lia ten­ta es­ta­be­le­cer um ces­sar­fo­go en­tre am­bos os gru­pos e ini­ci­ar um diá­lo­go pa­ra es­ta­be­le­cer a paz en­tre am­bas as re­giões, que têm um lon­go his­tó­ri­co de con­fli­tos.

O juiz do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) Te­o­ri Za­vasc­ki de­ter­mi­nou ao pre­si­den­te do Con­gres­so bra­si­lei­ro, Re­nan Ca­lhei­ros, que en­ca­mi­nhe de ime­di­a­to os no­mes dos par­la­men­ta­res e fun­ci­o­ná­ri­os que in­te­gra­ram o Co­mi­té de Obras Ir­re­gu­la­res en­tre 2011 e 2015 pa­ra a Po­lí­cia Fe­de­ral (PF). As in­for­ma­ções vão ser­vir pa­ra ace­le­rar a in­ves­ti­ga­ção so­bre as sus­pei­tas de que de­pu­ta­dos e se­na­do­res re­ce­be­ram co­mis­sões pa­ra au­to­ri­zar obras em si­tu­a­ção ir­re­gu­lar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.