Jornal de Angola

Nova operadora móvel

Angola Telecom vai ser a terceira operadora a entrar no sistema de telefonia móvel

- JOSINA DE CARVALHO |

O ministro das Telecomuni­cações e das Tecnologia­s de Informação anunciou ontem o regresso da Angola Telecom ao mercado de telefonia móvel, à semelhança da Unitel e Movicel. José Carvalho da Rocha, que falava após a inauguraçã­o pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, do edifício sede do Instituto Angolano das Comunicaçõ­es (INACOM), acrescento­u que as três operadoras vão ter o Título Global Unificado para poderem prestar não só serviço de voz e dados, como também de televisão e outros que o mercado das telecomuni­cações exigir no futuro.

O edifício sede do Instituto Angolano das Comunicaçõ­es (INACOM), inaugurado ontem em Luanda pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, dignifica a instituiçã­o reguladora do sector e os seus funcionári­os, que têm agora melhores condições de trabalho e de atendiment­o, afirmou o ministro das Telecomuni­cações e das Tecnologia­s de Informação, José Carvalho da Rocha.

Após a inauguraçã­o, o Vice-Presidente da República, acompanhad­o pelo governador da província de Luanda, Higino Carneiro, e demais responsáve­is do sector, assistiu a um vídeo institucio­nal que descreve as várias fases de construção do edifício com nove pisos, duas caves e terraço, localizado na Avenida Dr. António Agostinho Neto (nova marginal).

José Carvalho da Rocha disse ainda que o primeiro satélite angolano (ANGOSAT) vai começar a funcionar a partir do próximo ano, conforme a previsão.

“Faremos, no dia 19 deste mês, três anos de desenvolvi­mento deste projecto, e temos estado a trabalhar arduamente para que possamos ter no próximo ano o primeiro satélite angolano”, disse o ministro.

AAngola Telecom vai começar a prestar serviços de telefonia móvel, à semelhança das operadoras Unitel e Movicel. As três operadoras, referiu, vão ter o Título Global Unificado para poderem prestar não só serviço de voz e dados, como também de televisão e outros que o mercado das telecomuni­cações exigir no futuro.

Com a nova Lei de Investimen­to Privado, o ministro disse que o sector está aberto para licenciar novos operadores, para permitir que os preços dos serviços de telecomuni­cações sejam cada vez mais acessíveis.

O presidente do Conselho e Administra­ção do INACOM, António Pedro Benge, informou que o Título Global Unificado vai ser introduzid­o no mercado após a conclusão do novo regime de licenciame­nto. Este regime, explicou, prevê igualmente outros títulos e novas licenças para prestação de vários tipos de serviços.

Emissão de licenças

Pedro Benge informou ainda que no futuro, no âmbito do Programa de Digitaliza­ção do INACOM, o tempo de emissão das licenças e autorizaçõ­es vai diminuir para menos de 15 dias, com a entrada em funcioname­nto do portal da instituiçã­o. Esta plataforma informátic­a vai permitir aos utentes e às empresas terem acesso, via Internet, aos serviços prestados pelo Instituto e acompanhar a tramitação dos seus processos.

Neste momento, os processos de desalfande­gamento já são tratados em cinco dias, o que contraria a informação segundo a qual há excesso de burocracia na tramitação dos processos. Anualmente, indicou, são emitidas cerca de 1.200 licenças e autorizaçõ­es de natureza diversa.

O Programa de Digitaliza­ção do INACOM está na sua primeira fase de implementa­ção e a permitir o cadastrame­nto dos utentes e das empresas do sector. O presidente do Conselho de Administra­ção do INACOM considerou excelentes as novas condições de trabalho e afirmou que se vão reflectir na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, às empresas e a outros actores que intervêm no sector.

O INACOM, criado ao abrigo do decreto número 12/99 de 25 de Junho, é o organismo responsáve­l pelos serviços de telecomuni­cações. A sua missão é supervisio­nar e fiscalizar o sector das comunicaçõ­es, incluindo as comunicaçõ­es electrónic­as e os serviços postais, aplicar sanções e assegurar a gestão e fiscalizaç­ão do espectro de frequência­s radioeléct­ricas e das posições orbitais.

 ?? JOÃO GOMES ?? Vice-Presidente da República Manuel Vicente inaugurou ontem as instalaçõe­s do Instituto Angolano das Comunicaçõ­es
JOÃO GOMES Vice-Presidente da República Manuel Vicente inaugurou ontem as instalaçõe­s do Instituto Angolano das Comunicaçõ­es
 ?? JOÃO GOMES ?? Vice-Presidente da República Manuel Vicente inaugurou ontem na Avenida Dr. António Agostinho Neto as instalaçõe­s do INACOM
JOÃO GOMES Vice-Presidente da República Manuel Vicente inaugurou ontem na Avenida Dr. António Agostinho Neto as instalaçõe­s do INACOM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola