Jornal de Angola

China apoia agricultur­a

- RODRIGUES CAMBALA |

Um acordo de cooperação entre os governos das províncias da Lunda Sul e de Hunan, China, a ser assinado em Junho do próximo ano, vai alavancar os sectores da agricultur­a, comércio, hotelaria e turismo, educação e ensino superior.

A intenção consta do memorando de parceria assinado ontem, em Luanda, entre a governador­a provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, e a chefe de divisão para os assuntos asiáticos e africanos da província de Hunan, Guo Ning, no final de conversaçõ­es entre delegações das duas províncias.

Cândida Narciso disse, no final do encontro, que empresário­s chineses estão interessad­os em fazer investimen­tos na província da Lunda Sul, principalm­ente no domínio da agricultur­a.

Nesse domínio, o Governo provincial da Lunda Sul propõe uma cooperação para o cultivo intensivo de cereais, com destaque para o milho e arroz. Prevê-se igualmente o cultivo em grande escala de feijão e soja. A Lunda Sul quer reforçar as áreas da pecuária e produção florestal, com a instalação de uma indústria da madeira.

O memorando refere que a província da Lunda Sul elegeu, no quadro das necessidad­es, a construção de unidades hoteleiras, restauraçã­o e reabilitaç­ão das vias de acesso às áreas turísticas. O entendimen­to prevê, na área do comércio, uma forte cooperação empresaria­l e a construção de um centro comercial.

Em relação ao sector da educação e ensino superior, a Lunda Sul pretende que a China edifique e apetreche escolas do ensino primário e ensino secundário, bem como a construção de laboratóri­os e a formação no nível de mestrado e doutoramen­to. A governador­a da Lunda Sul disse que investir no homem é a condição fundamenta­l para promover o desenvolvi­mento. Cândida Narciso explicou que as conversões vão continuar e na altura da sua conclusão vão ser anunciados os valores envolvidos.

 ?? MARIA AUGUSTA ?? Delegações das províncias angolana da Lunda Sul e chinesa de Hunan acertaram acções
MARIA AUGUSTA Delegações das províncias angolana da Lunda Sul e chinesa de Hunan acertaram acções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola