Chi­na apoia agri­cul­tu­ra

Jornal de Angola - - POLÍTICA - RO­DRI­GUES CAMBALA |

Um acor­do de co­o­pe­ra­ção en­tre os go­ver­nos das pro­vín­ci­as da Lunda Sul e de Hu­nan, Chi­na, a ser as­si­na­do em Ju­nho do pró­xi­mo ano, vai ala­van­car os sec­to­res da agri­cul­tu­ra, co­mér­cio, ho­te­la­ria e tu­ris­mo, edu­ca­ção e en­si­no su­pe­ri­or.

A in­ten­ção cons­ta do me­mo­ran­do de par­ce­ria as­si­na­do on­tem, em Lu­an­da, en­tre a go­ver­na­do­ra pro­vin­ci­al da Lunda Sul, Cân­di­da Nar­ci­so, e a che­fe de di­vi­são pa­ra os as­sun­tos asiá­ti­cos e afri­ca­nos da pro­vín­cia de Hu­nan, Guo Ning, no fi­nal de con­ver­sa­ções en­tre de­le­ga­ções das du­as pro­vín­ci­as.

Cân­di­da Nar­ci­so dis­se, no fi­nal do en­con­tro, que em­pre­sá­ri­os chi­ne­ses es­tão in­te­res­sa­dos em fa­zer in­ves­ti­men­tos na pro­vín­cia da Lunda Sul, prin­ci­pal­men­te no do­mí­nio da agri­cul­tu­ra.

Nes­se do­mí­nio, o Go­ver­no pro­vin­ci­al da Lunda Sul pro­põe uma co­o­pe­ra­ção pa­ra o cul­ti­vo in­ten­si­vo de ce­re­ais, com des­ta­que pa­ra o mi­lho e ar­roz. Pre­vê-se igual­men­te o cul­ti­vo em gran­de es­ca­la de fei­jão e so­ja. A Lunda Sul quer re­for­çar as áre­as da pe­cuá­ria e pro­du­ção flo­res­tal, com a ins­ta­la­ção de uma in­dús­tria da madeira.

O me­mo­ran­do re­fe­re que a pro­vín­cia da Lunda Sul ele­geu, no qua­dro das ne­ces­si­da­des, a cons­tru­ção de uni­da­des ho­te­lei­ras, res­tau­ra­ção e re­a­bi­li­ta­ção das vi­as de aces­so às áre­as tu­rís­ti­cas. O en­ten­di­men­to pre­vê, na área do co­mér­cio, uma for­te co­o­pe­ra­ção em­pre­sa­ri­al e a cons­tru­ção de um cen­tro co­mer­ci­al.

Em re­la­ção ao sec­tor da edu­ca­ção e en­si­no su­pe­ri­or, a Lunda Sul pre­ten­de que a Chi­na edi­fi­que e ape­tre­che es­co­las do en­si­no pri­má­rio e en­si­no se­cun­dá­rio, bem co­mo a cons­tru­ção de la­bo­ra­tó­ri­os e a for­ma­ção no ní­vel de mes­tra­do e dou­to­ra­men­to. A go­ver­na­do­ra da Lunda Sul dis­se que in­ves­tir no ho­mem é a con­di­ção fun­da­men­tal pa­ra pro­mo­ver o de­sen­vol­vi­men­to. Cân­di­da Nar­ci­so ex­pli­cou que as con­ver­sões vão con­ti­nu­ar e na al­tu­ra da sua con­clu­são vão ser anun­ci­a­dos os va­lo­res en­vol­vi­dos.

MA­RIA AUGUSTA

De­le­ga­ções das pro­vín­ci­as an­go­la­na da Lunda Sul e chi­ne­sa de Hu­nan acer­ta­ram ac­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.