CAR­TAS DO LEI­TOR

Jornal de Angola - - OPINIÃO - ADÃO PERREIRA AMÉRICO COS­TA LU­CAS DA FON­SE­CA

Pro­tec­ção da cri­an­ça

Ou­vi em tem­pos o mi­nis­tro da Rein­ser­ção So­ci­al fa­lar so­bre a ne­ces­si­da­de de se re­for­ça­rem os cui­da­dos e a pro­tec­ção à cri­an­ça. Jul­go que a so­ci­e­da­de co­me­ça a des­per­tar no que aos cui­da­dos às cri­an­ças di­zem res­pei­to.

Es­pe­ro que o fu­tu­ro Có­di­go Pe­nal se­ja o mais com­ple­to pos­sí­vel pa­ra a pro­tec­ção das cri­an­ças. As pe­na­li­za­ções têm de ser su­fi­ci­en­te­men­te se­ve­ras pa­ra de­sen­co­ra­jar maus-tra­tos às cri­an­ças em to­do o país.

Uma das mi­nhas pre­o­cu­pa­ções tem a ver com as vi­o­la­ções de me­no­res e o tra­ba­lho in­fan­til, dois fe­nó­me­nos que per­sis­tem ain­da co­mo ver­da­dei­ros can­cros na nos­sa so­ci­e­da­de. Tra­ta-se de um de­sa­fio de to­da a so­ci­e­da­de e não uni­ca­men­te das ins­ti­tui­ções do Es­ta­do.

Es­pe­ro que to­dos nós nos sen­si­bi­li­ze­mos com a pre­sen­te si­tu­a­ção pa­ra que pos­sa­mos dar uma res­pos­ta efi­caz e de­fi­ni­ti­va pa­ra que tais pro­ble­mas se­jam er­ra­di­ca­dos da nos­sa so­ci­e­da­de. en­ve­ne­na­men­to por cau­sa da ali­men­ta­ção, ba­se­a­da em fun­je e qui­sa­ca. Foi so­bre es­ta úl­ti­ma que as aten­ções re­caí­ram, fac­to que dei­xou mui­ta gen­te per­ple­xa na me­di­da em que a qui­sa­ca é um ali­men­to se­cu­lar en­tre os po­vos ban­tu.

Em mi­nha opi­nião, per­deu-se uma gran­de opor­tu­ni­da­de de fa­zer uma bióp­sia pa­ra efec­ti­va­men­te de­ter­mi­nar se foi da qui­sa­ca, de um ou­tro ele­men­to, ou se even­tu­al­men­te a cau­sa da mor­te de­veu-se a ou­tro fac­tor.

E co­mo se não bas­tas­se, pa­re­ce um ca­so que mor­reu quan­do os nos­sos in­ves­ti­ga­do­res po­di­am con­ti­nu­ar a in­ves­ti­gar pa­ra apu­rar o que mui­tos hoje su­põem, ale­ga­da­men­te, que as fo­lhas de qui­sa­ca pos­su­em con­cen­tra­ções de ci­a­ne­to, uma subs­tân­cia ve­ne­no­sa.

Eu es­pe­ra­va que os nos­sos la­bo­ra­tó­ri­os e os nos­sos téc­ni­cos fos­sem ca­pa­zes de dar a res­pos­ta es­pe­ra­da pa­ra o re­fe­ri­do ca­so, in­clu­si­ve co­mo for­ma de ga­ran­tir que si­tu­a­ções fu­tu­ras se­jam de­vi­da­men­te acau­te­la­das.

E, fun­da­men­tal­men­te, evi­tar que as es­pe­cu­la­ções so­bre a man­di­o­ca ou so­bre as fo­lhas de man­di­o­ca se tor­nem vi­rais ao pon­to do po­vo dei­xar de con­tar com uma das mais im­por­tan­tes fon­tes de ali­men­ta­ção. Os es­cla­re­ci­men­tos de­vem es­tar sem­pre por ci­ma da agen­da das ins­ti­tui­ções, so­bre­tu­do quan­do se tra­ta de saú­de e mor­te de pes­so­as.Os ci­da­dãos têm di­rei­to à in­for­ma­ção.

Ano lec­ti­vo

Nu­ma al­tu­ra em que o ano lec­ti­vo se en­ca­mi­nha pa­ra o fim, im­por­ta fa­zer po­si­ti­va­men­te o ba­lan­ço e pers­pec­ti­var o pró­xi­mo ano. Jul­go que es­tá na ho­ra de to­das as ins­ti­tui­ções de en­si­no pre­pa­ra­rem já o pró­xi­mo ano, a co­me­çar pre­fe­ren­ci­al­men­te com as ins­cri­ções ou ma­trí­cu­las mais ce­do.

As fa­mí­li­as de­vem igual­men­te fa­zer pre­pa­ra­ti­vos pa­ra que em vés­pe­ras do iní­cio do ano lec­ti­vo de 2017 não es­te­jam so­bre­car­re­ga­das ao pon­to de per­de­rem a opor­tu­ni­da­de da ins­cri­ção ou ma­trí­cu­la dos seus edu­can­dos.

Lem­bro-me que an­ti­ga­men­te as es­co­las pro­ces­sa­vam tu­do e os alu­nos, ou os seus edu­can­dos, li­mi­ta­vam-se a con­fir­mar as ma­trí­cu­las já ela­bo­ra­das in­ter­na­men­te pe­las es­co­las ou sim­ples­men­te a ve­rem as lis­tas afi­xa­das com os no­mes, tur­nos, clas­ses e sa­las de au­las.

Hoje, as coi­sas são di­fe­ren­tes e, co­mo di­zem mui­tos, mu­dou pa­ra me­lhor na me­di­da em que as fa­mí­li­as têm sem­pre uma pa­la­vra a di­zer. Es­pe­ro que as es­co­las pos­sam igual­men­te pre­pa­rar me­lhor o pró­xi­mo ano lec­ti­vo com pro­gra­mas de re­fres­ca­men­to dos do­cen­tes com a re­a­li­za­ção de se­mi­ná­ri­os. Os se­mi­ná­ri­os são im­por­tan­tes, por­que per­mi­tem li­mar mui­tas ares­tas, so­bre­tu­do quan­do se tra­ta das ha­bi­li­da­des e téc­ni­cas pe­da­gó­gi­cas.

CASIMIRO PE­DRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.