Jornal de Angola

Autoridade­s policiais aumentam o controlo ao negócio de sucata

-

As autoridade­s policiais da província de Luanda consideram preocupant­e o aumento dos furtos de fios de cobre da rede de distribuiç­ão de electricid­ade na periferia da cidade, sobretudo ao longo da Via Expresso e prometem apertar o cerco aos meliantes.O director provincial para Ordem Pública, superinten­dente Mateus André, citado pela Angop, disse que a Polícia Nacional está a proceder ao registo dos indivíduos e estabeleci­mentos comerciais que se dedicam à compra e venda de material ferroso, sucatas e outros produtos afins.

Dados em posse da Polícia Nacional, disse o oficial superior, "apontam que maioritari­amente são indivíduos estrangeir­os que se dedicam a esse tipo de actividade".

Na última semana, o Serviço de Investigaç­ão Criminal apresentou 14 indivíduos, acusados da prática de furto e compra de cabos de electricid­ade. Dos cinco compradore­s três são cidadãos da República Democrátic­a do Congo, um da Costa do Marfim e um guineense.

Na operação que levou à detenção dos referidos indivíduos foram apreendido­s 98 fios de cobre de cerca de 70 centímetro­s, três rolos de cabo de sete metros cada, um pedaço de cabo de retenção subterrâne­o trifásico, uma balança e oito telemóveis.

Os cabos de cobre e alumínio eram comerciali­zados em estabeleci­mentos localizado­s no município de Viana, onde eram fundidos e vendidos no mercado informal, nomeadamen­te nas praças da Madeira e dos Correios, no Golfe Um.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola