Ga­ran­ti­da ad­mis­são de no­vos do­cen­tes

Mi­nis­tro da Edu­ca­ção pe­de cal­ma aos can­di­da­tos apro­va­dos

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

O mi­nis­tro da Edu­ca­ção pe­diu na quar­ta-fei­ra, na ci­da­de do Lu­ban­go, ca­pi­tal da pro­vín­cia da Huí­la, com­pre­en­são aos can­di­da­tos que par­ti­ci­pa­ram em con­cur­sos pú­bli­cos de ad­mis­são pe­lo atra­so na di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos.

Pin­da Si­mão, que fa­la­va a jor­na­lis­tas no de­cur­so de uma vi­si­ta de pou­cas ho­ras à pro­vín­cia da Huí­la, on­de ava­li­ou o fun­ci­o­na­men­to do sec­tor, dis­se que a ad­mis­são de no­vos fun­ci­o­ná­ri­os, en­tre pro­fes­so­res e pes­so­al ad­mi­nis­tra­ti­vo, é de­fi­ni­da pe­lo Tri­bu­nal de Con­tas e pe­los mi­nis­té­ri­os das Fi­nan­ças e da Eco­no­mia.

O ti­tu­lar da pas­ta da Edu­ca­ção afir­mou que as três ins­ti­tui­ções já es­tão a tra­ba­lhar no dos­siê e que se vão pro­nun­ci­ar so­bre o as­sun­to a qual­quer mo­men­to. Os can­di­da­tos são in­te­gra­dos den­tro dos li­mi­tes das quo­tas atri­buí­das ao sec­tor da Edu­ca­ção, sa­li­en­tou o mi­nis­tro Pin­da Si­mão, quan­do fa­la­va so­bre os in­di­ca­do­res de co­ber­tu­ra.

Rá­cio alu­no-sa­la

O go­ver­nan­te ex­pli­cou que o rá­cio alu­no-sa­la é au­men­ta­do pa­ra a re­du­ção do nú­me­ro de pro­fes­so­res, um pro­ce­di­men­to que per­mi­te res­pon­der ac­tu­al­men­te às pre­o­cu­pa­ções da po­pu­la­ção que pre­ci­sa de es­co­la­ri­za­ção nos mais va­ri­a­dos ní­veis de en­si­no.

Pin­da Si­mão dis­se que a quo­ta atri­buí­da à pro­vín­cia da Huí­la pa­ra a ad­mis­são de no­vos fun­ci­o­ná­ri­os cor­res­pon­de a 943 va­gas, 207 das quais pa­ra o sec­tor ad­mi­nis­tra­ti­vo.

Du­ran­te a sua es­ta­da na Huí­la, Pin­da Si­mão vi­si­tou os ar­ma­zéns da di­rec­ção pro­vin­ci­al, na comuna da Arim­ba, e a fei­ra da Ci­ên­cia, Cul­tu­ra e Ar­tes do Ma­gis­té­rio Pri­má­rio.

MAVITIDE JOÃO MULAZA

A re­de pú­bli­ca pre­vê re­cru­tar mais do­cen­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.