Ho­me­na­gem me­re­ci­da a Agos­ti­nho Ne­to

Jornal de Angola - - ESPECIAL | INDEPENDÊNCIA - NILZA MASSANGO |

O pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la, An­tó­nio Agos­ti­nho Ne­to, foi on­tem ho­me­na­ge­a­do pe­lo Go­ver­no Pro­vín­ci­al de Lu­an­da, com a deposição de flo­res no Lar­go da In­de­pen­dên­cia, on­de se en­con­tra a estátua do He­rói da Na­ção.

A ho­me­na­gem acon­te­ceu de­pois do içar da Ban­dei­ra Mo­nu­men­to, no Mu­seu Na­ci­o­nal de His­tó­ria Mi­li­tar, mo­men­to em que es­ti­ve­ram pre­sen­tes, en­tre ou­tros, o mi­nis­tro da De­fe­sa Na­ci­o­nal, João Lou­ren­ço, e o go­ver­na­dor da pro­vín­cia de Lu­an­da, Hi­gi­no Car­nei­ro.

No Lar­go da In­de­pen­dên­cia, es­ti­ve­ram a viú­va do pri­mei­ro Pre­si­den­te, Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to, o pre­si­den­te da Fun­da­ção Sa­gra­da Es­pe­ran­ça, Ro­ber­to de Al­mei­da, a se­cre­tá­ria-ge­ral da OMA, Lu­zia In­glês, mi­nis­tros, de­pu­ta­dos e mem­bros do Exe­cu­ti­vo.

O go­ver­na­dor Hi­gi­no Car­nei­ro, que de­po­si­tou uma co­roa de flo­res na estátua de Agos­ti­nho Ne­to, dis­se ter si­do uma ho­me­na­gem de­vi­da, por se tra­tar da fi­gu­ra que tor­nou pos­sí­vel a li­ber­da­de de An­go­la.

“É uma ho­me­na­gem me­re­ci­da ao Fun­da­dor da Na­ção. É in­des­cri­tí­vel fa­lar so­bre a fi­gu­ra do pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la, que fez com que nos tor­nás­se­mos li­vres e a vi­ver a vi­da que te­mos ho­je”, re­fe­riu.

Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to des­cre­veu com sau­da­de al­guns mo­men­tos vi­vi­dos com o seu ma­ri­do, que, su­bli­nhou, con­sen­tiu sa­cri­fí­ci­os pe­la pá­tria e, com os seus guer­ri­lhei­ros, tor­nou pos­sí­vel a In­de­pen­dên­cia de An­go­la. “Es­ta­mos a fes­te­jar e a fi­xar a me­mó­ria de Agos­ti­nho Ne­to pa­ra os sé­cu­los que vi­rão”, dis­se a viú­va do pri­mei­ro Pre­si­den­te an­go­la­no.

“A Fun­da­ção (An­tó­nio Agos­ti­nho Ne­to) tem es­ta­do a fa­zer um gran­de es­for­ço nes­te as­pec­to, en­tre­vis­tan­do pes­so­as pa­ra de­pois vir a jun­tar a in­for­ma­ção que é pre­ci­sa”, dis­se Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to.

KINDALA MA­NU­EL

Viú­va do Fun­da­dor da Na­ção de­po­si­tou flo­res acom­pa­nha­da do go­ver­na­dor de Lu­an­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.